Topo

Caio Ribeiro critica saída de bola da seleção e alerta: "É a Rússia"

UOL Esporte

23/03/2018 16h52

(Crédito: SporTV/Reprodução)

A boa atuação da seleção brasileira na vitória por 3 a 0 sobre a Rússia, em amistoso disputado nesta sexta-feira (23) em Moscou, mereceu elogios de Caio Ribeiro. No entanto, o comentarista da Rede Globo alertou sobre falhas do time na saída de jogo da defesa sobre pressão e perdas de bola que resultaram em contra-ataques.

"Tem algumas lições que a gente tem que tomar cuidado numa Copa do Mundo. Por exemplo: excesso de confiança na saída de bola. É a Rússia. Em um jogo mata-mata, se toma um gol, incendeia o estádio, o adversário se enche de confiança e é difícil de buscar. Tem que minimizar o erro, principalmente a partir da segunda fase. É legal ter a proposta de sair jogando, bola no pé desde o goleiro, participando, mas tem que entender que tem lugares do campo que tem que diminuir o risco", avaliou no programa Seleção SporTV.

"A minha preocupação maior é o excesso de confiança", enfatizou. "É saber que ali no meio, com a defesa saindo, como aconteceu com o Daniel Alves, tem que tomar cuidado, porque se perder o contra-ataque, te custa caro. No segundo tempo, quando a bola cai pingando, em vez de dar um bago [chutão] lá para frente, o Willian querer sair jogando para o meio da área e perde um pouco a precisão do passe, aí o Thiago Silva foi tirar em cima da linha. E teve uma jogada que o Alisson esperou para encontrar o homem do passe, saíram tocando lá atrás, e um cara que bobeie ou que não tenha essa precisão, custa o resultado, custa uma desclassificação", chamou atenção.

"Sabe o que a gente tem que levar em consideração: calma, é a Rússia, é na casa deles, vão jogar [na Copa do Mundo] mais do que jogaram [no amistoso], mas até quando a Rússia se propõe a fazer uma retranca, é uma retranca de acordo com as suas limitações. Não é como a Inglaterra, que vai marcar o Brasil, vai tirar espaço e a gente vai encontrar muito mais dificuldade", ponderou.

"É só um jogo de preparação, que a gente tem que ficar confiante, está no caminho certo, que conseguiu mostrar alternativas sem o Neymar, Willian e Douglas fizeram ótima partida. Tudo isso é motivo de acreditar que a gente vai muito longe na Copa do Mundo, mas ainda é a Rússia, que vai no máximo passar da primeira fase. A gente tem que responder contra a França, Inglaterra, Espanha, contra a Alemanha, Argentina. Esses estão na prateleira do Brasil", observou.

Erros de saída de bola à parte, Caio não deixou de reconhecer o bom trabalho do time brasileiro. "Gostei muito, principalmente do segundo tempo. Acho que o Brasil controlou o jogo o tempo todo. No primeiro tempo ainda deu alguns contra-ataques que assustaram, algumas chegadas ali da Rússia. No segundo tempo, não, tomamos conta, envolvente, ditando ritmo. Fizemos três e poderíamos ter feito mais. Acho que foi uma excelente retomada de trabalho", elogiou.

"O que é muito legal de ver na nossa seleção é como os jogadores estão à vontade nas ideias de jogo do Tite. Joga o Philippe Coutinho para dentro, começa com Willian de um lado e Douglas Costa do outro, inverte, faz alterações e o padrão de jogo não altera. É um Brasil que continua com o controle do jogo, com a posse de bola, sofrendo pouco atrás. Então, quando tem essa empatia, essa sintonia entre comissão técnica e jogadores e um ambiente vencedor, como acho que é o grande legado que o Tite trouxe para essa seleção, a gente pode ficar bastante esperançoso", afirmou, animado com o Brasil para a Copa.

Na próxima terça-feira (27), a seleção encara a algoz do último Mundial, a Alemanha, em novo amistoso, agora em Berlim. Será o último jogo disputado antes da convocação final para a Copa do Mundo da Rússia.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.