Topo

Após 7 anos, Globo exibe Santos sem ser clássico em 1ª fase do Paulista

UOL Esporte

09/02/2018 04h00

A exibição ao vivo na Rede Globo de Ferroviária x Santos no próximo sábado (10), às 16h30, marca o fim de um longo jejum de transmissões em primeiras fases de Campeonato Paulista de partidas do time da Vila Belmiro para a capital que não sejam clássicos. A última vez foi em 23 de janeiro de 2011 com o jogo Grêmio Barueri x Santos, também às 17h, só que em um domingo, que terminou em vitória santista por 4 a 2, com dois gols de Elano, já aposentado, um de Keirrison e outro de Maikon Leite.

Curiosamente, novamente a transmissão não estava prevista inicialmente na tabela do Paulista. São Paulo x Bragantino, antecipado para esta quarta-feira, às 21h45, era a opção da TV para o sábado de Carnaval, de acordo com a tabela da Federação Paulista de Futebol, enquanto o jogo do Santos estava marcado originalmente para as 19h30 desta quinta (8). No caso de 2011, a Globo pretendia mostrar o duelo Oeste x Palmeiras às 17h, mas acabou cedendo a transmissão ao SporTV, naquele domingo, às 19h30, horário reservado a Grêmio Barueri x Santos que, a pedido da emissora, acabou antecipado para seu tradicional horário de futebol.

Do Paulista 2011 até a edição atual, a Globo chegou a mostrar para São Paulo partidas do time na fase inicial do estadual, mas apenas clássicos contra o chamado trio de ferro, caso do último domingo, entre Palmeiras e Santos (triunfo alviverde por 2 a 1), ou mesmo duelos contra a Portuguesa.

Em 2015 e 2016, a Band, então exibidora do estadual de São Paulo, e a TV Tribuna, para a Baixada Santista, transmitiram dois jogos do time da Vila pela competição em quartas-feiras que a Globo privilegiou partidas da Copa Libertadores para a capital paulista e maior parte do estado.

Considerando jogos de Paulista por quaisquer fases, a última transmissão de um jogo do Santos para a capital que não fosse clássico na Globo foram as finais contra o Audax em 2016 (empate por 1 a 1 na ida, em 1º de maio, em Osasco, e vitoria santista por 1 a 0, na decisiva partida de volta, na Vila Belmiro, no domingo seguinte).

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.