Topo

Galvão se despede de Marco Mora: "Perdi um grande amigo"

UOL Esporte

04/01/2018 10h10

Reprodução/Instagram

Galvão Bueno usou as redes sociais na madrugada desta quinta-feira (4) para prestar uma homenagem a Marco Mora, que por mais de quatro décadas (1972 a 2015, quando se aposentou) atuou na emissora, a maior parte como diretor de Esportes, que faleceu na noite desta quarta-feira (3), em São Paulo, aos 69 anos, de insuficiência respiratória e falência múltipla de órgãos, causadas por uma fibrose pulmonar.

"Perdi um grande amigo!! A televisão brasileira perdeu um de seus mais brilhantes e ativos profissionais. Morreu nessa terça [quarta, na realidade] #MarcoMora. Fomos amigos e parceiros de trabalho por 35 anos. Aprendi muito com ele. #Cristina vc foi a mulher da vida dele!! #Eduardo vc sempre foi mais que o filho, foi sempre o grande orgulho dele. Que Deus lhes abençoe e lhes dê muita força!! #vaicomdeusmarquinho 🙏🙏

Galvão ainda postou um vídeo do fim de 2015, do Bem, Amigos!, justamente quando Mora se aposentou, no qual agradece ao ex-companheiro ali:

"Tenho uma admiração profissional por ele gigantesca e uma admiração pessoal ainda maior. Tivemos cada discussão na vida de sair raio e trovoadas…Em nome de todos os meus companheiros aqui, eu quero agradecer tudo o que você fez por nós, quero agradecer tudo o que você passou de ensinamento, mesmo nos momentos de mais irritação, em que você mais brigou com a gente, em cada instante nós tivemos alguma coisa para aprender com você. Você foi e sempre será muito importante para todos nós. Obrigado por tudo nesses 40 anos. Nós te amamos muito, um beijo, Marco."

Já em participação no programa "Redação SporTV", Galvão fez um longo discurso emocionado durante o velório do jornalista.

"É difícil, é um momento sempre muito difícil, fiquei muito tempo agora junto com ele. Era muito cedo para ele ir, nos deixar, da mesma forma que eu imaginava ser cedo, no final de 2015, parar de trabalhar, porque o Marquinho é desses nomes que vão ficar para a história da televisão, porque pegou praticamente toda a história da televisão. Vamos ter que buscá-lo lá no início, 1965 na TV com 15 anos, ainda engatinhando, em preto e branco. O editor de novelas, de jornalismo, de programas especiais, de lançamento dos telejornais e depois editor chefe do nosso Esporte Espetacular, e depois diretor de redação até ser o nosso diretor executivo da Central de Esportes", disse.

"Eu tive 35 anos de um relacionamento muito próximo dentro da casa. Primeiro, conheci o profissional, passei a admirar o profissional, apesar de todas as broncas que levei, mas nós criamos uma história. O Marquinho só bate em quem ele gosta, ele só dá bronca em quem ele sabe que vai tirar alguma coisa, que está na hora de tirar alguma coisa daquele profissional. Mas ao mesmo tempo gestos de carinho, a pessoa humana, o coração grandioso. Então, comecei admirando o grande profissional de televisão e depois passei a admirar muito mais o ser humano Marco Mora, a quem chamava de Marcolino, eu só o chamava de Marcolino. E o Marcolino me surpreendia sempre, aprendi demais com ele. Todos os profissionais de esporte que passaram pelas mãos do Marco Mora aprenderam muito. Sempre tinha alguma coisa positiva para passar para nós. Foi muito cedo, muito jovem ainda e isso é difícil", continuou.

"Mas o Marco Mora tem que ser comemorado. Nós só temos que agradecer. Cada vez que ele brigava, nós aprendíamos mais uma coisa. Cada vez que ele fazia um gesto de carinho, nós aprendíamos mais uma coisa. Cada vez que ele falava com tranquilidade 'olha, não é assim', ou quando ele dizia no meu ouvido 'narre o jogo', ele estava certo, eu estava ali aprendendo o timing, o momento exato de dizer as coisas. Eu vivo de juntar palavras, mas tem horas que elas faltam. Dizer o quê? Obrigado, Marco Mora, obrigado por tudo o que você fez por todos nós. Te amamos, Marquinho, te amaremos sempre. Você vai ficar eternamente na nossa memória e no nosso coração", completou.

Nesta quinta, outros globais usaram as redes sociais para se manifestarem sobre Marco Mora, entre eles o comentarista de arbitragem da Globo, Arnaldo Cezar Coelho:

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.