Topo

De Renata Fan x corintianos a Sheik x Edmundo: as polêmicas da TV em 2017

UOL Esporte

29/12/2017 04h00

A televisão esportiva em 2017 foi farta em momentos polêmicos, a começar pelo "Lady Gaga, você é ridícula" que era elogio e foi confundido com ofensa por fãs da cantora durante transmissão da ESPN Brasil do Super Bowl 51. Teve, ainda, irritação de corintianos com Renata Fan por jogar camisa do clube no chão do estúdio do Jogo Aberto e com outra apresentadora, de afiliada da TV Record em Campinas, por se referir à equipe paulista como "gambá".

Outros dois episódios marcantes, já no fim do ano, ocorreram ao vivo no canal FOX Sports: o repórter Vagner Martins pedindo o contato de uma torcedora gremista menor de idade durante cobertura do Mundial de Clubes nos Emirados Árabes, e Emerson Sheik desmentindo Edmundo que disse que o Vasco é o time de coração de infância do atacante, ao invés do Flamengo.

Confira essas e outras polêmicas da TV esportiva:

 

"Lady Gaga, você é ridícula!" era elogio, mas teve quem entendesse errado

"Palmas, palmas, o Tocantins inteiro para você, Lady Gaga. Você é ridícula!", elogiou Everaldo Marques, na ESPN Brasil, empolgado com a performance da estrela pop no show no intervalo do Super Bowl 51 entre New England Patriots e Atlanta Falcons no começo do ano. O problema foi que fãs da cantora, possivelmente pouco familiarizados com as transmissões do narrador, não entenderam o sentido do termo, inspirado no "ridiculous" do inglês, como os norte-americanos caracterizam algo completamente fora do trivial, e equivocadamente viram ali uma ofensa a Gaga.

"Eu falei o que falei porque é um elogio, tanto que tem narrações minhas em que eu chamo os jogadores de ridículos. Porque lá nos Estados Unidos eles usam esse 'ridiculous' como uma coisa fora do padrão, acima da média, de um nível muito alto", explicou Everaldo em entrevista ao UOL TV e Famosos.

 

Renata Fan irritou torcedores do Corinthians e precisou se desculpar

Torcedora fanática do Internacional, Renata Fan frequentemente se deixa levar pela emoção e chora ao vivo na Band após derrotas do clube colorado. Mas foi em um momento de felicidade que a apresentadora acabou irritando torcedores do Corinthians. Isso porque empolgada com a classificação colorada na Copa do Brasil, eliminando o rival alvinegro, Renata jogou a camisa do time paulista no chão do estúdio do programa Jogo Aberto , gesto considerado desrespeitoso por telespectadores torcedores do Timão, motivando pedido de desculpas da apresentadora.

"Eu queria pedir desculpas à torcida do Corinthians. Muitas vezes a gente faz coisas aqui no programa na emoção, na empolgação. Ontem a gente fez aquela história do varal, que é uma brincadeira do Denilson. Todo time que ganhar do Internacional e 2017 a camisa vem para o varal e antes do jogo muitas provocações, colocaram a camisa do Corinthians antes da hora, como se já tivesse vencido e eu tirei essa camisa ontem aqui e na verdade acabei fazendo uma brincadeira, uma música sexy, joguei a camisa sem intenção alguma, mas algumas pessoas não gostaram. E (o pedido de desculpas) não é só pelas críticas, mas é porque eu errei, uma brincadeira inapropriada, algo que poderia ter feito diferente, evitado. Tenho muito respeito a camisas de times. Camisa é sagrada, é símbolo, é história, é torcida e não se brinca com camisa. Eu não ficaria satisfeito, então peço desculpa para a torcida do Corinthians, para o time, para a diretoria do Corinthians, para a imprensa do Corinthians, porque eu não agi corretamente", declarou no dia seguinte.

Renata Fan ainda se envolveria em outra polêmica com corintianos ao comparar a situação do atacante Jô, que marcou um gol de braço contra o Vasco no Brasileirão e não assumiu imediatamente o ato ilegal, à de um ladrão que rouba um anel e só admite o crime após ver que foi flagrado em uma câmera.

"Eu pergunto para você, Denilson: 'Você roubou o meu anel?'. Você vai falar: 'Renata, claro que não'. Aí uma câmera na minha casa mostra que você roubou. Aí eu falo assim: 'Não, Denílson, mas a câmera da minha casa mostra você pegando meu anel'. Aí você fala: 'Ah, é mesmo, roubei'. Então, o que a gente está falando é de ter iniciativa, de falar a verdade sempre, não porque os outros estão pressionando", disse no programa Jogo Aberto.

Posteriormente, em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, Renata Fan admitiu ter usado a palavra errada ("roubo") na crítica que fez e pediu desculpas ao atacante do Corinthians.

"Eu até usei a palavra roubar. Acho que poderia ter usado outra palavra, sim. Hoje, se eu pudesse ter uma segunda chance, não usaria esse termo. Gostaria até de aproveitar o espaço para me desculpar com o Jô, se ficou algum mal entendido, mas jamais gostaria de ofender uma pessoa que tem feito um ano excepcional, um dos artilheiros, que tem sido importante e que na minha opinião talvez seja o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Depois pensando, gostaria de ter me expressado de uma maneira diferente, mas o Jô é uma pessoa super consciente, um cara que reconhece que teve várias chances na vida e que se resgatou, se recuperou e espero que o Jô não me julgue por um episódio isolado, mas que ele possa entender o conjunto da obra", declarou.

 

Apresentadora chamou Corinthians de "gambá" e também teve que se desculpar

A exemplo de Renata Fan, outra apresentadora, Gabriela Pincinato da TVB de Campinas, afiliada da TV Record, igualmente despertou a ira dos torcedores do Corinthians neste ano. No caso dela, por se referir de forma pejorativa ao clube ao ler uma notícia sobre a final do Campeonato Paulista.

"A venda de camisas da Ponte Preta aumento 50% aqui na região. E a do gambá não fica muito atrás, houve aumento de 20%", disse, sem mencionar o nome do alvinegro da capital paulista.

Dias depois, explicou o erro e se desculpou: "As notícias feitas pelos repórteres são montadas pelos editores. Esses editores fazem o que chamamos de 'cabeça', o texto lido pelo apresentador para chamar a reportagem. Infelizmente, havia um erro na 'cabeça' sobre a venda de camisetas dos dois times e passou na revisão. Portanto, não se trata de uma opinião. E não há de qualquer maneira, não houve uma intenção de ofender o Corinthians ou qualquer torcedor. Fica aqui meu pedido de desculpas".

 

Alê Oliveira e ESPN rescindem contrato após briga nos bastidores

Personagem bastante popular do programa Bate-Bola Debate, o comentarista Alexandre Oliveira deixou a ESPN Brasil após uma briga nos bastidores com uma maquiadora. À época, o colunista Léo Dias, do jornal O Dia, afirmou que Alê teria sido racista durante a discussão, informação negada tanto pela profissional quanto pela emissora.

Depois que o episódio da briga vazou, Oliveira teve férias antecipadas e ficou fora de edições da atração. Por fim, a ESPN anunciou a rescisão em comum acordo do contrato de Alê, que dias depois fecharia com o Esporte Interativo.

 

Repórter da Fox pede WhatsApp de torcedora menor de idade e depois se desculpa

Durante cobertura do Grêmio no Mundial de Clubes, direto dos Emirados Árabes, o repórter Vagner Martins passou muito do ponto em brincadeira ao pedir ao vivo o contato de uma torcedora menor de idade do tricolor gaúcho. O episódio aconteceu antes das semifinais entre Grêmio e Pachuca.

"Quantos anos tu tem?", ele questiona. A gremista responde que tem 15 anos, e Martins: "Qual é o teu WhatsApp? Não, tô brincando."

O diálogo foi exibido pelo programa FOX Sports Rádio. No fim da participação, o repórter ainda pede que a jovem mande um beijo ao apresentador Benjamin Back. "É isso aí, Benja, tá com moral com a mulherada aqui. Quase que sujou a minha barra", comentou Vagner Martins, que acabou se desculpando após a enorme repercussão nas redes sociais.

"Oi, gurias! Talvez eu tenha exagerado, mesmo! Vocês têm o meu maior respeito! Foi uma brincadeira dentro de um programa descontraído como é o Fox Rádio. Ainda assim, assumo que passei do ponto! Peço desculpas públicas a quem se sentiu ofendida", escreveu em sua conta do Twitter.

"Como eu disse, eu passei do ponto. Estava no meio da massa e, no calor do ao vivo, fiz uma brincadeira de mau gosto. Peço sinceras desculpas a vocês, mulheres. Quem me conhece sabe o respeito que tenho por todas vocês! Sou marido e pai de uma menina. Tenha certeza de que serviu de aprendizado pra mim. No jornalismo esportivo, assim como na vida, aprendemos diariamente", acrescentou.

Depois, foi a vez da emissora se pronunciar oficialmente sobre o caso, lamentando o ato e enaltecendo o pedido de desculpas de Vagner Martins: "FOX Sports Brasil lamenta o comentário feito pelo jornalista Vagner Martins. Valorizamos as desculpas feitas publicamente por Martins, reconhecendo imediatamente o seu excesso.  O FOX Sports continuará trabalhando para evitar que situações como essa se repitam."

 

Chamado de vascaíno, Sheik desmente Edmundo ao vivo na FOX e gera "climão"

Reprodução/FOX Sports

Em março, na mesa redonda A Última Palavra, do FOX Sports, Edmundo polemizou ao dizer que Sheik mentiu quando disse ser torcedor do Flamengo desde a infância em entrevista ao Aqui com Benja, programa de entrevistas da emissora.

"A não ser que ele consiga dividir bem quem é o Emerson e quem é o Marcio, porque o Marcio é Vasco, isso eu tenho certeza. O Emerson pode ser Flamengo, Corinthians, quem ele quiser, mas o Marcio é Vasco", disse, enfático, o comentarista, mencionando o nome de batismo do jogador, Marcio Passos de Albuquerque. Edmundo ainda contou uma história sobre possível "não" do cruz-maltino ao sonho de Sheik de lá atuar, alegando que não conheciam o jogador. "Aí ele veio para o Flamengo e apareceu para o cenário brasileiro", contou o analista da FOX.

Só que no último dia 21, aproveitando a possibilidade de conversar ao vivo com o atacante no programa Expediente Futebol desta quinta-feira (21), Edmundo resolveu confrontá-lo ali sobre um assunto.

"Lá em 2003, quando jogamos no Urawa Red [Diamonds, do Japão], foi um pouquinho porque eu vim embora logo, você tinha um sonho de jogar no teu time de coração, e alguns dos seus amigos vão estar à frente do seu time de coração na temporada do ano que vem. O João se remeteu ao Corinthians, eu não vou falar, não vou confessar o seu time de coração, [mas] tem alguma possibilidade de você jogar no seu time de coração?", provocou o ex-jogador comentarista da FOX.

Sheik, visivelmente desconfortável, chamou Edmundo de Raimundo e, embora sem citar os nomes dos clubes, se disse flamenguista. "Boa noite, Raimundo, é um prazer sempre falar com você, um cara tão inteligente. Todas as vezes que vejo você comentando algo me encanta, sabe por quê? Porque você, enquanto ex-atleta, surpreende. Não diminuindo a classe, mas você é um cara super inteligente. Vou te responder de uma maneira educada em respeito a essa emissora: eu já joguei no meu time de coração, duas temporadas, inclusive, e por ele fui campeão carioca e brasileiro."

Enquanto Sheik respondia, a imagem mostrava Edmundo rindo no estúdio da atração. Apesar do "climão", o jogador também riu, chegou a falar que a história, segundo ele mentirosa, abalou a amizade, mas garantiu amar o colega.

"Não sei de onde você tirou essa história. História essa, inclusive, que me fez perder parte do carinho que tenho por você, mas eu acredito que um dia pessoalmente você vai me pedir desculpas, não só pelo time, mas por aquela outra história que não cabe que você lembro. Você mandou mensagem pedindo desculpas, mas acreditando no cavalheiro, no lorde que você é, Raimundo, a grandeza, o homem, o pai, o marido que é, formador de opinião, eu sei que você vai vir me pedir desculpas. Mas eu te amo, mesmo você mentindo."

Minutos depois, Edmundo voltou ao tema, porém já sem a presença de Sheik no link: "As pessoas gostam de dizer que a gente é mentiroso, voltando lá ao Emerson, [mas] qual é o nome do Emerson?", pergunta. "Marcio", responde o colega comentarista Paulo Vinicius Coelho. E em seguida Edmundo comenta: "Então ele já começa mentindo o nome próprio dele."

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.