Topo

Joel fala de Corinthians e ironiza: "Antes, era retranqueiro; agora é arte"

UOL Esporte

26/12/2017 14h53

Joel Santana

Reprodução/SporTV

Participando do programa "Seleção SporTV" desta terça-feira (26), o experiente treinador Joel Santana, conhecido pelo jeito irreverente de falar de futebol, repetiu discurso comum de outro técnico veterano, Vanderlei Luxemburgo, sobre a terminologia atual de futebol.

Ao falar sobre o campeão brasileiro, Corinthians, e seu comandante, Fábio Carille, Papai Joel usou de ironia. "Estou vendo aí falando de tática, de técnica, essas coisas todas e por ter sido um aprendizado do Tite, o seu treinador do Corinthians foi a melhor equipe que jogou atrás da linha da bola. Antigamente, era retranqueiro, agora é uma arte. Esse é o futebol brasileiro", cutucou na atração do canal fechado do Grupo Globo.

"O futebol brasileiro é o seguinte: é ter números e falar difícil, inventar qualquer coisa aí, marcação na frente, atrás ou do lado, inventam histórias à beça. Futebol não tem mistério, é o time se organizar, o grupo respeitar e encaixar a equipe dentro daquele proposta de jogo", acrescentou. "Tô criando a maior polêmica, hein? Eu vim aqui para criar polêmica, mesmo", admitiu.

"Não é no Brasileiro, no começo do Paulista o Corinthians suou sangue, ganhou tudo apertadinho ali, suado, fazia um golzinho, se segurava e o Cássio pegando de tudo quanto é jeito. E o Corinthians foi seguindo, criou moral, o time não é tão ruim como parece e foi embora. Ninguém acreditava, era o quarto de São Paulo, porque o Jô estava voltando, não estava numa boa fase, recuperou, tomou uma água milagrosa aí e ficou bom, o Cássio voltou a agarrar bem, Rodriguinho voltou a jogar pra caramba, meter a bola no buraco, a defesa muito firme, muito bem composta, organizada, o time foi chegando e jogando do jeito que queria. Esperava a bola, uma bolinha parada, chute de longe, uma falta e foi campeão com uma longa margem de pontos que nem Papai Noel pensava que ia dar uma disparada, como deu", analisou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.