Topo

Edmundo vê Zé Ricardo no nível de Rueda e contesta futebol europeu

UOL Esporte

10/12/2017 23h26

(foto: reprodução/Fox Sports)

Durante um debate sobre o Flamengo no programa A Última Palavra deste domingo (10) no canal FOX Sports, Edmundo falou sobre Reinaldo Rueda e o seu antecessor no Flamengo. Ele acredita que Zé Ricardo, hoje técnico do Vasco, está no mesmo nível do colombiano que, no seu modo de entender, leva vantagem por ser considerado um profissional com melhor imagem e por ter conquistas no currículo.

"O Rueda tem grife, e o Zé Ricardo não tem, mas na minha humilde percepção de futebol, o Zé Ricardo sabe tanto quanto o Rueda. Falta conquistas", opinou.

"Não devemos nada [em relação aos treinadores de fora]. Eu tive um técnico de muito renome, o [Giovanni] Trapattoni é um dos treinadores italianos mais conhecidos no mundo, inclusive treinando a própria Squadra Azurra e, cara, era campo reduzido, joguinho quatro contra quatro, cinco contra cinco, seis contra seis, até chegar o coletivo, finalização, nada muito diferente do que a gente faz aqui, não", acrescentou, falando sobre o seu período de jogador da Fiorentina.

Edmundo ainda aproveitou para contestar o futebol praticado fora do país e o nível técnico dos jogadores na Europa, segundo ele inferiores aos brasileiros na capacidade de driblar e brilhar individualmente, cobrando que não se perca a liberdade de improviso em nome de obediência tática e pragmatismo.

"A gente fica: 'Ah, Europa, Europa, Europa'. Tem que tirar o que é de bom da Europa e juntar com o que a gente tem de bom daqui. Se a gente ficar pragmático, jogando como futebol europeu, tolindo nossos jogadores do drible, a gente vai ter problema como aconteceu em 2014. Temos que ter obediência tática, mas acho que temos que ter liberdade de expressão, nossos jogadores têm que usar o drible, temos aqui inúmeros jogadores que brilharam nessa condição do drible e se for pensar, lá fora tem poucos. Tem muito jogador bom, de nome, mas que tecnicamente, os fantasistas nós temos os maiores aqui", argumentou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.