Topo

Em SP, final é 3ª maior ibope da Libertadores-17; no RS, recorde em 7 anos

UOL Esporte

23/11/2017 14h51

Transmitida para todo o país, a primeira partida da final da Copa Libertadores, entre Grêmio e Lanús, com vitória brasileira sobre os argentinos por 1 a 0, rendeu à Rede Globo, exibidora exclusiva na TV aberta (SporTV e FOX mostraram na fechada) recorde de audiência em Porto Alegre (RS), local do jogo.

Porém, em São Paulo, local usado pelo mercado publicitário para traçar suas estratégias, a partida ficou com a terceira maior audiência da competição no ano.

No RS, a final teve 47 pontos de audiência e 63% de participação entre televisores ligados naquela praça, maior marca com jogos da Libertadores desde a final de 2010, quando o arquirrival do Grêmio, o Internacional, sagrou-se campeão ao bater os mexicanos do Chivas por 3 a 2. Naquele dia, 18 de agosto de 2010, a Globo registrou 50 pontos de média naquela praça.

A última vez que a emissora atingiu esses 47 pontos, novo recorde de 2017 em Porto Alegre (RS), ocorreu em 7 de dezembro do ano passado quando o próprio Grêmio faturou o título da Copa do Brasil ao empatar por 1 a 1 com o Atlético-MG (o Tricolor havia vencido o jogo de ida por 3 a 1).

Audiências em São Paulo e Rio

Em São Paulo, a vitória gremista na ida da decisão da Libertadores rendeu audiência média de 25 pontos e 38% de participação entre TVs ligadas no horário, igualando, de acordo com a Globo, a terceira maior média em São Paulo com transmissões da edição deste ano da competição. O recorde segue sendo o jogo que marcou a eliminação do Palmeiras, derrota nos pênaltis para o Barcelona de Guayaquil, por 5 a 4, depois do alviverde ter vencido no tempo normal por 1 a 0. Fora, 30 pontos de audiência naquele dia 9 de agosto. Já no Rio de Janeiro, a Globo obteve 26 pontos de audiência e 42% de participação com Grêmio 1 x 0 Lanús nesta quarta.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.