Topo

Chico Lang sobre processo de Moisés: "Pode vir quente que estou fervendo"

UOL Esporte

19/11/2017 12h42

Reprodução/TV Gazeta

No início da madrugada deste domingo (19), o jornalista Chico Lang usou o Twitter para mandar um recado ao meio-campista do Palmeiras, Moisés, que cumpriu promessa feita no inicio do mês e entrou com processo contra o profissional da TV Gazeta por publicar na rede social uma conversa falsa de Whatsapp. Nela, o perfil falso do meio-campista publicou que os colegas de time, mencionando os nomes de Tchê Tchê e Borja, sentiram a pressão de jogar o clássico na Arena Corinthians, além de sugerir a invenção de uma cusparada do atacante Clayson, da equipe alvinegra, para evitar uma punição do STJD ao palmeirense Felipe Melo.

"Como diria Erasmo Carlos, pode vir quente que eu estou fervendo", escreveu Lang, repercutindo no Twitter notícia do UOL Esporte sobre a ação movida pelo atleta alviverde no início da tarde da última sexta-feira, com representação do advogado João Henrique Chiminazzo. A 41ª Vara Cível cuidará do caso, com o juiz Marcelo Augusto Oliveira. Moisés pede R$ 55 mil de indenização por danos morais.

A polêmica postagem, que gerou a iniciativa do meia, foi apagada pelo jornalista, que ainda se desculpou na própria rede social. "Amigos, fui injusto com Moisés do Palmeiras. Publiquei um twitter que não é dele. Peço desculpas ao jogador. Fui e enganado pela montagem", justificou-se.

No entanto, em declaração na emissora aberta onde trabalha, Chico Lang reclamou da repercussão e por ter sido notícia no Palmeiras por causa da queixa de Moisés:

"Eu realmente publiquei no meu Twitter e veja bem, um post de WhatsApp de uma suposta conversa entre jogadores do Palmeiras depois do clássico. Uma suposta conversa. Tá escrito ali Moisés, mas quem disse que é do Palmeiras? Quem disse que eu falei que é Moisés, do Palmeiras? Não tá escrito aí em lugar nenhum nesse post que eu dei que era Moisés, do Palmeiras. Ah muito bem, pus o post, deixei correr, não houve aquela repercussão, não muito grande, não houve uma repercussão tão grande assim e aí o que acontece? Me liga exatamente à 1 hora da tarde o Flávio Prado [apresentador e comentarista da Gazeta] e me diz assim: 'Olha, o Moisés, do Palmeiras, me telefonou dizendo que tá se sentindo meio desconfortável porque saiu uma notícia sua no Twitter. Ó, pô, Moisés é nosso amigo, ele acha que você, também gosta de você e tal, ô Chico, vê aí o que você pode fazer'. Aí eu falei: 'Ah, Flávio, então eu vou tirar o post e vou pedir desculpa pra ele'. Eu também considero o Moisés um cara legal, veio aqui tantas vezes, né? Veio aqui no [programa dominical] Mesa Redonda, já ganhou troféu, então não tenho nada contra ele, mas se ele tava desconfortável, eu tirei e pedi desculpa para ele por ter postado, se incomodou tanto. Aí mal surpresa minha, em que ponto que chego aqui na Gazeta, tá lá na primeira página do site Globo.com a história toda, como se tivesse caindo o mundo, né? Então eu fiquei surpreso com essa reação toda que teve.

Mas o que eu tinha dito de dizer eu já disse, já pedi desculpas para o Moisés e só lamento uma coisa: que um jornalista vire notícia num clube tão grande quanto o Palmeiras, que a notícia do dia seja eu no Palmeiras. Acho que isso é o cúmulo, porque sou da época que o jornalista só virava notícia quando morria. Agora, eu virei notícia por causa de uma insatisfação de um jogador que eu sincera e honestamente não esperava que tivesse essa reação. E outra coisa: eu só fiquei chateado com ele num ponto: se ele acha que eu devia ter checado a notícia, e é rede social, é relativo isso, que é uma coisa mais oficiosa do que oficial, tem muito jogador que fala bobagem e depois volta atrás, né, e a gente engole e não processa. Ele, por exemplo, me chamou de medíocre quando ele respondeu. Então, só fiquei chateado com uma coisa só: se ele ligou pro Flávio Prado, por que não ligou pra mim? Ele primeiro ligou para o Primo Ribeiro, que e o nosso produtor, pedindo o telefone do Flávio. Por que ele não ligou pra mim, por que não falou comigo, por que falou com o Flávio? Então, sabe, Moisés, eu mando um abraço pra você e lamento muito ter virado notícia no Palmeiras hoje. Peço até desculpa para a torcida do Palmeiras, e torcida em geral, porque jornalista não tem que virar notícia. Quando o jornalista vira notícia, é porque não tem notícia. É triste isso, né? É triste, o Palmeiras investiu R$ 200 milhões em contratações e a noticia sou eu? Cinco advogados em cima de mim? Pô, gente do céu, o mundo tá de cabeça pra baixo. O dia que o jornalista vira notícia é porque não tem notícia, não tem notícia. Lamentável."

Posteriormente, em vídeo postado em seu Instagram, Chico Lang fez um desabafo, relatando o recebimento de ameaças de mortes, chamando Moisés de irresponsável por ter exposto o caso publicamente no Palmeiras, e foi além, dizendo que se algo lhe acontecer, é por culpa do meio-campista alviverde:

"Bom, meus amigos, aqui é o Chico Lang e eu venho a dizer o seguinte: depois de toda a confusão que aconteceu e a entrevista coletiva que o Moisés deu, dizendo que ia me processar, eu já recebi dez ameaças de morte por telefone. Então eu quero vir aqui a público e dizer que se acontecer alguma coisa comigo, o culpado é o senhor Moisés. Moisés, camisa 10 do Palmeiras, foi irresponsável. Se ele achou que eu fui irresponsável e envolvi ele numa trama, ele me envolveu em tentativas de assassinato, então a culpa é sua, senhor Moisés. O senhor foi muito mais irresponsável do que eu, então o senhor guarde isso em sua consciência. A minha tá limpa. A sua, se por acaso acontecer alguma coisa comigo, não vai estar, não. O senhor é o culpado, o senhor foi irresponsável, tá? Então eu tenho dito e um grande abraço."

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.