Topo

Comentarista da Band é treinador de atletas do NBB durante as férias

UOL Esporte

16/11/2017 04h00

Por Lucas Pastore
Do UOL, em São Paulo

Quem acompanha o Novo Basquete Brasil (NBB) na televisão aberta pode não saber que está escutando um dos responsáveis pela forma técnica de alguns jogadores. Comentarista da Band, Danilo Castro é procurado por atletas especialmente durante as férias para treinos individuais e já trabalhou até mesmo com brasileiro da NBA, a liga profissional americana da modalidade.

Danilo é especialista em treinamento individualizado, seja em alto nível ou não. Entre os jogadores do NBB que já o procuraram, estão Humberto, do Flamengo, Elinho, do Paulistano, e o americano Shamell, do Mogi. O armador Raulzinho, que defende o Utah Jazz na NBA e representou a seleção brasileira na Olimpíada de 2016, também já esteve entre seus clientes.

"Vários desses caras me procuram. Hoje, eles entendem que o basquete não é mais como era antigamente, em que férias era só descanso. Tem que manter a forma", disse Danilo, ao UOL Esporte, por telefone.

De acordo com o técnico e comentarista, a proximidade que o trabalho na televisão oferece o ajuda a elaborar treinos para seus trabalhos individuais com jogadores.

"Se você for ver hoje, ninguém inventa a roda. No YouTube tem um monte de exercícios. Gosto de ver o jogo, ver uma jogada boa e pensar como o jogador chegou até ali para executá-la: um belo passe, uma bela finalização", afirmou Danilo.

"Converso muito com os técnicos para estar sempre reciclado também. Por ter feito anos de Campeonato Espanhol no Bandsports, também tenho contatos lá", completou.

Danilo Castro ao lado de Álvaro José e Oliveira Andrade em jogo do NBB (Reprodução/Instagram)

De fato, Danilo começou sua carreira no Bandsports substituindo José Neto, hoje técnico do Flamengo, no cargo. Foi por uma indicação do colega que o comentarista começou a trabalhar na televisão para comentar jogos da Liga ACB, o Campeonato Espanhol de basquete.

Depois, Danilo migrou para o NBB quando a Bandeirantes adquiriu os direitos de transmissão do campeonato. Hoje treinador, ele acompanhou o surgimento do campeonato quando ainda era jogador e supervisor do Ulbra.

O que acontece quando Danilo precisa comentar sobre um jogador que ele treinou? Será que ele pega mais leve pelo laço criado ou pega mais pesado para o aluno repetir os ensinamentos do mestre? Segundo o treinador, o caminho adotado é a imparcialidade para que o fã de basquete perceba que suas análises são confiáveis.

"Eu não posso aliviar. Nos meus comentários, tenho um estilo mais explicativo. Talvez por ter sido jogador, eu alivio mais para todos. Mas se eu aliviar para um cara, o fã de basquete vai achar que eu estou louco. Quando estou comentando sobre um jogador, é como se fosse um filho. Meu filho joga no Palmeiras e é quem mais sofre comigo", contou.

Por trabalhar com desenvolvimento de jogadores, Danilo costuma acompanhar mais de perto a evolução de jovens do NBB. O comentarista fez suas apostas sobre quem serão os próximos a despontar no basquete brasileiro.

"Participei do último Nike Elite e vi dois pivôs que quando olhei dei risada de tão grandes que eram: o João Vitor, do Flamengo, e o Michael, de Bauru. Gosto do Vithinho, do Mogi. Nós temos aquele menino de Bauru, o Gui, um cara que eu gosto bastante. Temos belos prospectos para reposição", opinou.

Com Danilo, a Band tem oito transmissões do NBB confirmadas. São elas:

18/11/2017, às 14h00: Vasco da Gama x Mogi das Cruzes
25/11/2017, às 14h00: Minas Tênis Clube x Botafogo
02/12/2017, às 14h00: Franca Basquete x Bauru Basket
09/12/2017, às 14h00: Paulistano x Solar Cearense
16/12/2017, às 14h00: Mogi das Cruzes x Bauru Basket
23/12/2017, às 14h00: Franca Basquete x Flamengo
30/12/2017, às 14h00: Flamengo x Vasco da Gama
06/01/2018, às 14h00: Franca Basquete x Vitória

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.