Topo

Para Cleber, Palmeiras e Flamengo contrataram muito: "Dinheiro não faz gol"

UOL Esporte

13/11/2017 16h08

Cleber Machado

Reprodução/SporTV

Cobrados por uma temporada aquém da expectativa, especialmente por terem elencos fartos em quantidade de jogadores, considerados os melhores do país, Palmeiras e Flamengo foram criticados pelo narrador Cleber Machado justamente por essa fartura, durante análise no programa "Seleção SporTV".

Marcelo Barreto, apresentador da atração, inicialmente lembrou que os dois clubes não têm um passado recente que justifique tamanha cobrança por títulos importantes. "O sétimo lugar do Flamengo, pode até terminar sem a [vaga na próxima] Libertadores, também, é decepcionante para o investimento que foi feito, mas não acho terra arrasada. O torcedor do Flamengo vive hoje uma situação diferente do que a que viveu nesta década, quando olhava para a tabela do Campeonato Brasileiro para ver se dava para ficar na Série A. A gente tem mania de esquecer o passado rapidinho. Aliás, se a gente for falar do Palmeiras, isso é outra tese que eu defendo: a gente acha que time que tem dinheiro hoje ele tem que ser superior aos outros, com um lastro que não existe. O Palmeiras caiu outro dia, gente. Estava na Série B outro dia. O Palmeiras um ano antes de ser campeão brasileiro, lutou para não cair no Campeonato Brasileiro."

"Claro, ter dinheiro para contratar é muito bom, você escolhe o elenco. Agora, nós não temos essa oferta para que você gaste o seu dinheiro e garanta que você vá fazer sucesso", ponderou Cleber, sobre a qualidade dos jogadores a serem contratados, mesmo tendo condição financeira para tal. "Dinheiro não faz gol, nem sempre você contrata e as coisas dão certo", opinou, recordando frase do holandês Arjen Robben, do Bayern de Munique, antes do confronto contra o badalado Paris Saint-Germain, que terminou em vitória da equipe de Neymar, Mbappé e Cavani por 3 a 0.

"Claro que o torcedor do Flamengo e do Palmeiras tem todo o direito de estarem insatisfeito com o que os dois times fizeram no ano. Se o Flamengo for campeão da Sul-Americana, talvez o torcedor [rubro-negro] fique mais satisfeito. Se o Palmeiras for para a Libertadores na fase de grupos, talvez o torcedor [alviverde] diga que não fez mais do que a obrigação. Agora, acho difícil todo ano ganhar campeonato. Tem que avaliar o que investiu, o que errou e qual vai ser o passo para o ano seguinte", acrescentou, defendendo uma análise mais calma e sensata dos clubes no fim da temporada.

O narrador da Globo ainda fez uma analogia entre os clubes de futebol e o programa do canal esportivo para explicar sobre o quão inviável, em sua opinião, é trabalhar com excesso de profissionais, um erro de Palmeiras e Flamengo, em sua avaliação. "Nós próprios tentamos convencer a nós mesmos e ao público que nos acompanha que quando o Palmeiras e o Flamengo contrataram, eles montaram elencos para ganhar campeonatos, e aí é um gosto muito meu: contrataram demais, acho que não há como contratar demais. Se fosse tiver 150 caras para fazer o Seleção SporTV, você não vai conseguir fazer", criticou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.