Topo

Como o videogame uniu galãs da Globo em esporte peculiar

UOL Esporte

05/11/2017 04h00

Demétrio Vecchioli e Felipe Pereira
Do UOL, em São Paulo

Os campos de golfe do Rio de Janeiro têm rostos bem conhecidos do público brasileiro. Galãs de novelas da Globo dão suas tacadas num ambiente que combina com muitas personagens que interpretaram. O esporte uniu um grupo de globais e o ponto de partida foi o Playstation de Marcos Pasquim.

"Comecei no videogame, no PlayStation, Tiger Woods (nome do jogo). Eu joguei no videogame uns quarto, cinco anos e depois eu trouxe o Rodrigo Lombardi para o videogame. E ele foi para o campo antes de mim porque o Humberto (Martins) levou ele pro campo. Aí o Rodrigo me levou para o campo e hoje todos nós jogamos."

Agora o trio ganhou um reforço. Há três meses Evandro Mesquita iniciou no esporte. O ator brinca que vai ficando velho e precisou deixar o futebol e surfe de lado. Conta que antes de damas temos o golfe. Marcos Pasquim chamou o companheiro de profissão para jogar com ele e ressalta que também tem jornalista no bonde.

"Eu joguei três vezes já com o Evandro e jogo bastante com o Tadeu (Schmidt). O Tadeu quando pode a gente joga lá no (clube) Gávea ou no (Centro) Olímpico. Agora conseguimos colocar o Evandro Mesquita. Faz três meses que está jogando e está amarradaço".

Praticante de golfe no campo há oito anos, Marcos Pasquim ressalta que na vida real é muito mais difícil que no videogame. Ele explica que se mudar a posição de um dedo altera a direção da bola. Acrescenta que o golfe ajuda na profissão.

"É muito difícil você se manter concentrado durante horas. Um jogo de golfe são quatro horas e meia andando no sol. Você tem que se isolar de todo o barulho de fora para colocar a bolinha onde quer. E isto ajuda na minha profissão."

Marcos Pasquim é tão apaixonado que se tornou um defensor do golfe. Ele inclusive tem argumentos para quem acha que é um esporte sem sal. "As pessoas acham que é um jogo chato, que as pessoas batem na bolinha e saem andando. Não. É um jogo muito emocionante. Como é difícil, quando você acerta a emoção é grande. Já vi o Evandro, que faz três meses que está jogando, berrando porque acertou".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.