Topo

Globo inicia reformulação no esporte e demite mais de 40 profissionais

UOL Esporte

17/10/2017 15h58

O departamento de esporte da Rede Globo passa por um processo de reformulação nesta terça-feira (17). Mais de 40 profissionais que faziam parte da emissora, do SporTV e do Globoesporte.com foram demitidos da empresa. Entre os principais nomes estão a apresentadora do SporTV News, Vanessa Riche.

ERRATA: Diferentemente do que o UOL publicou anteriormente, os  repórteres Marco Aurélio Souza e Renato Peters seguem na emissora. Clique aqui.

A mudança estrutural foi liderada por Roberto Marinho Neto, o Robertinho, novo homem-forte do esporte da emissora. Após contratar uma consultoria, ele definiu que era o momento de cortar cerca de 20% dos funcionários do departamento na TV Globo, SporTV e Globoesporte.com.

Em contato com o UOL Esporte, Vanessa Riche confirmou a demissão e afirmou que sua saída dos canais Globo foi "amigável". "Estava lá há 18 anos. Já imaginávamos que as demissões aconteceriam, a empresa já vinha falando dessa sinergia, da reformulação. Mas tive uma conversa muito legal, a empresa foi muito condescendente comigo. Foi uma saída amigável".

Também deixaram o Grupo Globo a ex-nadadora, atual produtora e comentarista Mariana Brochado, os repórteres Pedro Mota, Marcos Carvalho e Luciana Ávila e o comentarista Luiz Ademar.

Nome antigo da casa, César Seabra, diretor de esportes da Globo em São Paulo, também foi demitido da emissora.

A Globo não confirma o número de demitidos nem os nomes dos profissionais que deixaram a empresa. Em nota oficial, contudo, a emissora afirma que o objetivo das mudanças não é cortar pessoas, mas "criar uma visão sinérgica".

"Desde outubro de 2016, quando a área de Esportes passou a atuar em um novo modelo organizacional, trabalhamos intensamente para implementar uma estrutura funcional ainda mais dinâmica. O projeto como um todo não nasceu com o objetivo de cortar pessoas e sim de rever a forma de atuação das diferentes áreas que atendem ao Esporte, criando uma visão sinérgica".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.