Topo

Cleber Machado aprova aposta em Kaká: "Seria uma conquista para o São Paulo

UOL Esporte

16/10/2017 15h37

Reprodução/SporTV

Cleber Machado, narrador da Rede Globo, durante o programa "Seleção SportTV" desta segunda-feira (16), avaliou o retorno de Kaká ao São Paulo, caso venha a acontecer, que seria uma boa para o clube. "É uma ideia interessante, desde que ele esteja bem. Se vier, é para jogar".

No entanto, o locutor alertou que a contratação do veterano jogador deve ter em mente o atual estado físico do ídolo tricolor, inserido no desgastante calendário de futebol do país. "Não adianta o Kaká chegar e todo mundo imaginar que vai jogar 60 jogos e que vai arrebentar os 60 jogos, como ele arrebentava quando tinha 20 (anos)", alertou.

"Agora, acho que seria um a mais para o São Paulo, até para reorganizar o time, o elenco, para ter uma liderança. Se a gente lembrar a passagem última aqui, ele correu muito, ajudou bastante, até melhorou o desempenho do Paulo Henrique Ganso na época, pelo jeito de jogar, então acho que ele seria uma conquista para o São Paulo, dentro dos limites que o Kaká tem hoje", argumentou.

Cleber até sugeriu uma mudança de posicionamento de Kaká, mais recuado e não mais tão à frente no setor de ataque. "Se resolver mudar de posição, colocar para jogar como um segundo (homem de) meio-campo, vai acabar jogando, porque tem uma consciência tática interessante. Dá para apostar. Não é só porque é o Kaká e fez, é porque é o Kaká e pode fazer? Alguém vai ter que responder a pergunta", ponderou.

O narrador global também sobre o risco de repetir um novo insucesso com um ídolo, como foi neste ano com o ex-goleiro Rogério Ceni, demitido antes do fim da temporada em sua primeira experiência como treinador. "O Rogério chegou ao São Paulo para ser treinador e todo mundo imaginou que ele teria ao menos um ano de vida tranquila. Não teve. Vai depender, obviamente, do ano que o São Paulo fizer (em 2018), se tiver o Kaká no elenco, porque se estivesse como o São Paulo está agora, ia rolar isso: 'Ei, o time está caindo, e o Kaká, não vai resolver?' Vai de quem decidir trazer saber o que está trazendo, como vai usar, o próprio jogador. Eu acho que é possível", opinou.

"Não sei se vai resolver, se vai ser o cara da rodada, o melhor jogador do campeonato. Eu tentaria, dentro, é logico, (da realidade financeira do clube). Não dá para pagar o que ele deve ganhar nos Estados Unidos, não dá para exigir o que ele já fez. A bronca, a vaia, o querer que jogue mais do que ele pode, vai rolar, ele próprio (Kaká) sabe disso", finalizou Cleber Machado.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.