Topo

UOL visita estúdios da ESPN nos EUA; veja fotos

UOL Esporte

08/10/2017 04h00

Fernando Narazaki*
Do UOL, em Bristol (EUA)

Tudo começou com uma discussão entre pai e filho em uma congestionamento em agosto de 1978. Bill Rasmussen havia acabado de ser demitido da emissora que transmitia os jogos do New England Whalers (time que disputa a NHL, liga de hóquei, e atualmente é chamado de Carolina Hurricanes) e procurava uma nova opção.

Bill discutia com o filho Scott sobre uma maneira de como transmitir os jogos do time da cidade e havia acabado de fracassar na tentativa de ir aos playoffs da NHL. A partir deste debate surgiu a ideia de criar uma emissora que transmitiria 24 horas por dia de eventos esportivos.

Até então, nenhuma emissora dos EUA fazia isso. Aos poucos, Bill Rasmussen foi obtendo dinheiro para viabilizar o sonho, que tornou-se realidade a partir de um acordo para transmissão de campeonatos universitários. Com os jogos da NCAA garantidos, Rasmussen lançou a ESPN em 7 de setembro de 1979.

Em pouco tempo, a emissora eternizou sua maior marca: o programa "SportsCenter", que fazia um resumo dos jogos da NFL, NBA, NHL, MLB e também dos torneios universitários. Com uma decoração modesta, que levava imagens de tenistas, jogadores de futebol americano e beisebol, o programa ajudou a firmar a ESPN.

Hoje, a ESPN transmite seu sinal para mais de 60 países, está em atividade no Brasil há mais de 20 anos e construiu um grande complexo na cidade de Bristol. No local, a emissora tem 17 estúdios para os seus mais variados programas, dezenas de ilhas de edição e mais de 15 prédios com profissionais de vários países. Entre as produções esteve o documentário "O.J.: Made In America", que foi premiado com o Oscar de melhor documentário neste ano, filme que falou sobre o ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson.

Para se ter uma ideia, o estúdio do "SportsCenter" tem 150m², sendo o maior no complexo. O programa ocupa cerca de 17 horas da programação diária e também é transmitido de outras cidades dos EUA. No Brasil, o "SportsCenter" também é a grande marca da emissora, que atualmente tem três edições durante o dia. A mais conhecida delas é a edição noturna com Paulo Soares e Antero Greco, dupla que tornou-se famosa entre os "fãs de esporte" pela descontração e bom-humor.

* O jornalista viajou a convite da ESPN

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.