Topo

15 programas esportivos que não existem mais e deixaram saudade

UOL Esporte

05/10/2017 04h00

1. Show do Esporte

Reprodução

Como não sentir saudades de um programa esportivo que chegava a ter 10 horas de duração em pleno domingo? Era na época em que a Band se orgulhava de ser o "canal do esporte". Começava 10 horas da manhã e ia até as oito da noite, falando não só de futebol, mas de vôlei, boxe, sinuca… Comandado por Luciano do Valle, também era apresentado por Elia Júnior, Silvia Vinhas e Simone Mello e Cléo Brandão. Foi ao ar pela primeira vez em 1983, e durou até 2004.

 

2. Faixa Nobre do Esporte

Reprodução

Com o sucesso do Show do Esporte aos domingos, surgiu a ideia de estender a programação esportiva da Band para o resto da semana. Assim nasceu a Faixa Nobre do Esporte, que ia ao ar nas noites de segunda a sexta entre 1991 e 1999. Era o espaço reservado para a transmissão do Campeonato Brasileiro e de outros eventos esportivos, como NBA e vôlei. Quando não tinha nenhum jogo, eram exibidos compactos e reportagens.

 

3. Super Técnico

Terceiro Tempo

Em 1999, a Band fechou parceria com a empresa de marketing esportivo Traffic, do empresário J. Hawilla, que idealizou um programa que reunisse treinadores de futebol para uma resenha no estúdio. Nascia o Super Técnico, com a apresentação de Milton Neves. O programa era exibido nas noites de domingo e foi ao ar até 2001.

 

4. Esporte Total

Reprodução

Entre 1983 e 2007, era este o nome do programa vespertino de esportes da Band, no horário que atualmente é do Jogo Aberto. O Esporte Total chegou a ter uma edição noturna e também uma versão mesa redonda, o Esporte Total Debate, apresentado por Milton Neves com nomes como Mauro Beting e Osmar de Oliveira na bancada. Teve vários apresentadores, desde Cléo Brandão (foto) e Ana Luiza Castro até Jorge Kajuru, que protagonizou uma briga ao vivo com o pugilista Marinho Soares, em 2004.

 

5. Com a Bola Toda


Em 1996, José Luiz Datena foi contratado pela Record e assumiu o comando da mesa redonda exibida aos domingos. Em outubro de 1997, um dos convidados foi Eurico Miranda, então vice-presidente do Vasco, que protagonizou esta famosa discussão com o jornalista Márcio Guedes. Em certo momento, Guedes chegou a dizer que só não foi agredido por Eurico "por causa dos seguranças da Record".

 

6. Por Dentro da Bola


Em 2007, Datena estreou uma nova mesa redonda de domingo na Bandeirantes, que recebia convidados ilustres e mostrava reportagens especiais. Só que, mais uma vez, o apresentador foi o responsável por mediar uma briga ao vivo. Quando Vanderlei Luxemburgo e Marcelinho Carioca dividiram a bancada, não deu muito certo…

 

7. Debate Bola

Reprodução

Foi o programa esportivo da hora do almoço na Record entre 2001 e 2007, apresentado por Milton Neves. Entre os participantes estavam o ator Cacá Rosset, o comentarista Osmar de Oliveira e o ex-jogador Neto, que mais tarde viraria apresentador na Band. O Debate Bola costuma ser lembrado pelo dia em que Milton Neves comandou o enterro simbólico do Corinthians depois do rebaixamento do clube em 2007.

 

8. 7 No Pique

Reprodução

A mesa redonda de segunda-feira à noite da Record marcou época nos anos 90 e era apresentada por Wanderley Nogueira, que dividia a bancada com Dalmo Pessoa. O programa recebia convidados e tinha a participação de torcedores através de uma linha de fax. O nome da atração se explica pelo número do canal da TV Record em São Paulo.

 

9. No Pique

Reprodução

O último programa apresentado por Roberto Avallone na TV foi exibido nas noites de domingo entre 2009 e 2012, no canal CNT. O nome foi inspirado no bordão mais conhecido de Avallone, que recebia convidados especiais e tinha o auxílio de comentaristas como Lombardi Júnior, Dalmo Pessoa, Alex Muller e Marilia Ruiz.

 

10. Manchete Esportiva

Reprodução

Entre 1983 e 1999, foi o noticiário esportivo da extinta TV Manchete, e era exibido em duas edições, uma à tarde e outra à noite. Chegou a ser um dos principais concorrentes do Globo Esporte, e teve como apresentadores Márcio Guedes, Washington Rodrigues, Osmar Santos e Mylena Ciribelli, que antes de ir para a Globo participou da cobertura das Olimpíadas de 1988 na Manchete. Hoje, ela está na Record.

 

11. Gol Show

Reprodução

Silvio Santos já apresentou um programa de auditório sobre futebol, que foi ao ar no SBT entre 1997 e 2002. Na verdade, era um jogo em que o público participava por telefone e dava o comando para um canhão disparar a bola em direção ao gol. Debaixo das traves, sempre havia um goleiro profissional. Se a bola entrasse, tinha prêmio. E se entrasse dentro deste aro, o prêmio era de um milhão de reais em barras de ouro.

 

12. Rockgol

Divulgação/MTV

Além do campeonato entre músicos promovido pela MTV, também havia uma mesa redonda homônima que foi ao ar entre 2003 e 2011, aos domingos ou na segunda-feira à noite. Até 2010, teve a apresentação de Paulo Bonfá e Marco Bianchi. Em 2011, Edu Elias e Paulo Tiefenthaler assumiram a bancada, que sempre tinha um músico e um boleiro entre os convidados.

 

13. Grandes Momentos do Esporte

Reprodução

Exibido aos sábados pela TV Cultura entre 1984 e 2012, o programa contava histórias que marcaram época no esporte através de reportagens especiais com imagens raras de arquivo, sempre fazendo uma ponte com os assuntos atuais. Criado pelo jornalista Michel Laurence, foi apresentado por Luis Alberto Volpe e Vladir Lemos e tinha a participação de Carlos Alberto Torres, o capitão do tri.

 

14. Placar Eletrônico

Reprodução

O telejornal esportivo da Globo aos domingos estreou em 1991 para substituir o Esporte Espetacular, que estava sendo exibido aos sábados. Depois, passou a ser uma versão estendida dos gols do Fantástico e ia ao ar depois do programa, à noite. Fernando Vannucci, Léo Batista, Mylena Ciribelli e Glenda Kozlowski já apresentaram o programa, extinto em 1997.

 

15. Grande Resenha Facit

Divulgação/Globo

A primeira mesa redonda da TV brasileira era patrocinada pela fabricante de máquinas de escrever Facit e tinha participantes mais do que ilustres: Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, João Saldanha, Ademir Menezes, Luiz Mendes… Foi ao ar na Globo nas noites de domingo entre 1966 e 1971 e tinha como foco principal o futebol carioca, já que todos eles torciam para clubes do Rio e defendiam seus times nas discussões. O programa era sucesso de audiência e ficou marcado por frases célebres, como a de Nelson Rodrigues ao argumentar que não foi pênalti contra o Fluminense, mesmo diante da imagem do vídeo: "Se o vídeo diz que foi pênalti, pior para o videoteipe. O videoteipe é burro".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.