Topo

Brincadeira de filme dá origem a canal com queimada e torneio de bombeiros

UOL Esporte

17/09/2017 04h00

Fernando Narazaki*
Do UOL, em Bristol (EUA)

Você já viu o filme "Com a Bola Toda", estrelado por Ben Stiller e Vince Vaughn? Se não assistiu, saiba que é uma comédia pastelão que mostra um dono de uma academia prestes a falir. Para manter o local, ele entra em um torneio de queimada (sim, queimada, aquela brincadeira que muitos faziam na escola), mas o seu maior adversário será a equipe montada pelo dono da academia interessada em adquirir o empreendimento do rival.

Como forma de ironizar, o filme coloca em seu roteiro que o grande torneio de queimada é transmitida pela ESPN Ocho, emissora que não existe, mas faz uma alusão ao canal criado em 1971. Porém, a brincadeira feita pelo longa de 2004 tornou-se realidade no último dia 8 de agosto. Sim, a ESPN Ocho foi ao ar nos EUA com queimada, desafio de bombeiros, campeonato de lançamento de frisbee e um evento chamado moxie games, que mistura queimada, arte marcial, têns de mesa e futebol.

Neste dia, a programação foi toda dedicada a esportes pouco convencionais e substituiu o canal dedicado a torneios universitários nos EUA. "Foi um exercício divertido", disse o vice-presidente de programação da ESPN Internacional, Mike Walters.

Porém a transmissão de eventos assim tem espaço também na programação da emissora. Basta lembrar do campeonato do homem mais forte do mundo, dos torneios de corrida de cachorro e o mais recente campeonato de drone.

"Temos de experimentar. Faz parte da nossa estratégia. Estes eventos são esportes insólitos, que poucos conhecem e que obviamente não estarão no horário nobre, nem nos melhores canais, mas há espaço para eles", disse Walters. Além de esportes pouco convencionais, a ESPN também vem aumentando o seu espaço para o e-sports, competição de jogos de videogame.

"É uma fatia do nosso público que estamos avaliando se há retorno. Já transmitimos o torneio do Fifa 2017 e estamos também atentos a torneios que não sejam de games de esportes", explicou. No Brasil, além da ESPN, outros canais de TV paga vem investindo nos jogos eletrônicos, que ganham espaço e até programas na SporTV, Esporte Interativo e Fox Sports.

* O jornalista viajou a convite da ESPN

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.