Topo

Comentarista da ESPN vê erro com Neymar em 2010 e sugere Vinicius Jr a Tite

UOL Esporte

23/08/2017 15h24

Leo Bertozzi e a discussão sobre Vinicius Junior (Reprodução/ESPN Brasil)

O programa Bate-Bola Debate, da "ESPN Brasil", debateu sobre a possibilidade do jovem atacante promissor do Flamengo, Vinicius Junior, já negociado com o gigante Real Madrid, ser a novidade da seleção brasileira para a Copa de 2018, caso consiga brilhar nos meses antes da disputa do Mundial da Rússia.

"A gente esquece que a Copa do Mundo tem uma lista de 23 nomes e em um país como o Brasil, que sempre aparece um garoto, e geralmente na época da Copa, não custa nada encaixar o garoto ali. Ninguém está dizendo que vai ser titular. Leva, como o Parreira levou o Ronaldo em 1994, como o Kaká foi em 2002. Já prepara, pensando nas outras Copas. É até legal para o clima, o ambiente. Coisa que o Dunga não fez", sugeriu Celso Unzelte, debatedor da atração, ganhando a concordância do colega Leonardo Bertozzi, que ressaltou sobre o quão prejudicial foi nas últimas Copas os treinadores manterem o grupo fechado, reféns de quem deu resultado em conquistas de Copa das Confederações, mencionando o caso de Neymar, jovem expoente próximo ao Mundial de 2010 e ignorado por Dunga na oportunidade.

"Se o moleque estiver bem, tem que levar. Acho que tinha que ter levado o Neymar em 2010. Eu lembro muito o caso da França, por exemplo, em 2006, que o (Franck) Ribéry explodiu naqueles meses antes da Copa ali, nem fazia parte da seleção antes, foi e fez uma grande Copa. Qual foi a crítica que a gente fez aos últimos técnicos da seleção, Dunga e Felipão? Um ano antes, praticamente o time da Copa das Confederações foi o que foi para a Copa do Mundo. É um erro que o Tite não pode cometer. A gente tem que prestar muita atenção nas convocações, porque existe esse risco da lealdade se sobrepor ao momento de cada jogador", alertou o jornalista.

"Se o Vinicius Junior explode, está bem, com o potencial imenso que ele tem e perto da Copa ele está bem, eu levo na hora", opinou Bertozzi.

Já Jorge Nicola não se animou muito com a ideia. "Quanto ao que o Léo falou em relação a se manter amarrado com o elenco, assino embaixo. Agora, em relação a Vinicius Junior na Copa, ele vai precisar jogar muita, mas muita bola. Hoje, está muito distante, até porque disputa a posição que é a mais concorrida e acho que é um sonho bem distante. Por exemplo, o Luan (do Grêmio) corre um seríssimo risco de não ir para Copa, embora convocado, e merece muito mais, está fazendo muito mais há bastante tempo", comentou.

E mesmo Unzelte, favorável, concordou que Vinicius Junior precise se firmar logo para ter alguma chance. "Até porque está bem longe de uma posição de titular no próprio clube, de tão concorrida que é a posição dele. É uma hipótese, a gente está imaginando que seja um Neymar em 2010 ou o Ronaldo Fenômeno em 1994", ponderou Celso Unzelte.

"Na Copa passada, essa cota (de jovem do elenco) foi preenchida pelo Bernard", recordou o apresentador Bruno Vicari. "Mas aí foi um outro problema: no último ano antes da Copa, ele não jogou, ficou quase encostado no Shakhtar (Donetsk). O grande ano dele não foi o ano da Copa", afirmou Bertozzi. "Como se o Vinicius amanhã fosse para o Real Madrid e ficasse sem jogar", acrescentou Vicari.

"E o Vinicius vai ter que jogar muito, mesmo, até em quantidade, porque ele não tem esse capital anterior que os outros têm, ele não fez nada ainda, e tem que fazer a partir de agora", ressaltou Unzelte, em relação a chance do garoto do Flamengo já ir para a próxima Copa do Mundo, no ano que vem.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.