Topo

Quem é Alex Escobar? 13 coisas que você precisa saber sobre ele

UOL Esporte

25/07/2017 19h28

A pergunta deu o que falar na internet e foi feita pela atriz Maria Ribeiro, em seu Twitter, depois de ver o apresentador do Globo Esporte cantar no programa Popstar, no ultimo domingo.

O próprio Alex já fez questão de responder. Mas os 13 fatos a seguir oferecem uma explicação mais detalhada sobre o comunicador carioca nascido em 1974 que traçou um caminho pouco convencional até consolidar sua carreira como jornalista esportivo.

1. Já teve uma banda

Cantando o amor para o meu amor @thamineleta Valeu, @pretinhodaserrinha! Obrigado pela honra.

Uma publicação compartilhada por Alex Escobar (@alexescobar74) em


O samba de Alex Escobar no Popstar agradou Maria Ribeiro, mas nem todos sabem que ele já tinha experiência no ramo. Aos 16 anos, ele e seus amigos formaram uma banda chamada "Os Américas", que tocava em bailes do Rio e durou seis meses.

 

2. Torcedor fanático

Paixão. Não acredita? Eu entendo.

Uma publicação compartilhada por Alex Escobar (@alexescobar74) em


Sim, o nome de sua antiga banda foi uma homenagem ao time do coração. Alex nunca escondeu a paixão pelo clube, apesar de muitos duvidarem: "O América se apequenou tanto que as pessoas simplesmente não acreditam que torço por ele e ficam tentando adivinhar meu time. Isso é meio chato", declarou ao jornal "Extra".

 

3. Ex-comissário de bordo

1999. Passageiros turcos rumo à Meca, na Arábia Saudita.

Uma publicação compartilhada por Alex Escobar (@alexescobar74) em


Alex Escobar aprendeu a falar inglês bem cedo, e por isso conseguiu um emprego na Varig logo após concluir o ensino médio, em 1994. Começou como atendente de reservas, mas logo virou comissário de voo. Trabalhou também na Vasp e na Transair, que fretava voos para Meca – por isso, chegou a morar na Arábia Saudita por três meses.

 

4. Começou no rádio

Reprodução/Youtube

A desenvoltura nas locuções de bordo chamou a atenção de um amigo comissário, que o indicou para um cunhado que trabalhava na JB FM. Sua primeira filha já tinha nascido, e as viagens o faziam ficar mais longe da família. Por isso, o emprego de radialista durante a madrugada era tudo o que ele queria. Em 2000, começava a carreira de Alex Escobar na área da comunicação.

 

5. Fez faculdade de Letras

Me espera aê!!!!

Uma publicação compartilhada por Alex Escobar (@alexescobar74) em


Durante o tempo em que trabalhou como locutor da madrugada na JB FM, Alex aproveitou para fazer uma faculdade durante o dia. Ele cursou cinco períodos do curso de Letras. Não concluiu, porque algo maior estava por vir na sua vida profissional.

 

6. Sempre foi irreverente

Frederico Rozario/TV Globo

Em 2002, Alex foi chamado pela Rádio Cidade para ser o apresentador do programa Rock Bola, que falava sobre futebol com uma pitada de humor. Como torce para o América, ficou mais fácil mediar as discussões entre os torcedores dos quatro grandes do Rio. O Rock Bola abriu as portas para Alex Escobar no jornalismo esportivo.

 

7. Começou na TV por acaso

Divulgação

Em 2003, Alex estava em um churrasco quando conheceu um diretor do canal Premiére, que o convidou para ser comentarista nas transmissões. Deu certo, e dois anos depois ele largou o emprego na rádio para se dedicar totalmente à nova função. Ganhou mais espaço nas mesas redondas do Sportv e foi enviado para a Copa de 2006 na Alemanha, onde participou da transmissão da final entre Itália e França. Entrou na Globo em 2008, onde já apresentou o Esporte Espetacular, está à frente do Globo Esporte, narra jogos e faz até trasmissões de Carnaval.

 

8. Um narrador diferente

Divulgação

Torcedor fervoroso do América, Alex sempre gostou de futebol e se interessou pelos aspectos táticos, desde quando assistia aos jogos no estádio com seu pai, Antônio, que é botafoguense. Ele conta que chegou a narrar peladas no bairro de Bangu, onde nasceu, quando tinha 18 anos. Mas, na Copa de 2014, a emissora precisava de mais um narrador, e ele assumiu a bronca. Ao seu estilo, claro. Mais descontraído que o normal, ele dividiu opiniões nas redes sociais, mas deu conta do recado durante o Mundial.

 

9. A polêmica com Dunga

Reprodução

Quatro anos antes, ele já tinha dado o que falar durante uma Copa do Mundo. Em 2010, na África do Sul, foi xingado por Dunga durante uma coletiva de imprensa. Depois de receber uma mensagem de celular do colega Tadeu Schmidt, Alex balançpu negativamente a cabeça, e Dunga perguntou: "Algum problema?". Em seguida, murmurrou palavrões direcionados ao jornalista. O desentendimento ficou para trás, e os dois já fizeram as pazes.

 

10. Pai de família

O America resiste e se renova. Família que torce unida!

Uma publicação compartilhada por Alex Escobar (@alexescobar74) em


Desde 2015, ele é casado com a também jornalista Thamine Leta. Os dois se conheceram em 2013 e têm um filho, Francisco, nascido em junho de 2016. Ele já tinha outros dois filhos mais velhos do casamento anterior: Mariana, de 19 anos, e Pedro, de 16.

 

11. Parça do Juninho

Meu amor e meus amigos. Valeu, @juninhope!

Uma publicação compartilhada por Alex Escobar (@alexescobar74) em


Alex já postou no seu Instagram algumas fotos ao lado do ex-jogador e comentarista Juninho Pernambucano. Os dois costumam sair para jantar junto com suas mulheres. Eles se deram muito bem desde a chegada de Juninho à Globo. "Ídolo e exemplo", escreveu Alex em uma das fotos ao lado do "Reizinho".

 

12. Tem um sósia lutador

Obrigado a todos que me apoiaram. Foi uma grande vitória! Ele disse que eu não sou America. Não poderia deixar barato.

Uma publicação compartilhada por Alex Escobar (@alexescobar74) em


Bem-humorado como sempre, Alex brincou com sua semelhança com o lutador Stefan Struve, que derrotou Minotauro em 2015 no UFC. Nesta foto da luta, os dois ficaram quase idênticos.

 

13. É um lorde no Twitter


A conduta "relax" de Alex Escobar na confusão com Maria Ribeiro foi só mais uma demonstração do quanto ele é educado nas redes sociais. Em seu Twitter, ele tenta responder o máximo de comentários dos seus seguidores. Até mesmo os mais raivosos, sempre com muita polidez. Ele só perde a linha com certos assuntos que envolvem o futebol moderno…

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.