Topo

Documentário da ESPN insiste no mito e ignora causas da Tragédia do Sarriá

UOL Esporte

05/07/2017 10h10

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

A "ESPN" começa a exibir nesta quarta-feira, 5 de julho, dia em que são lembrados os 35 anos da derrota do Brasil para a Itália na Copa de 1982, um alentado documentário sobre a seleção de Telê Santana e o jogo fatídico.

"1982 – Aos Nossos Campeões" é uma homenagem ao time e às lembranças que deixou em milhões de pessoas. Pura exaltação, repete todos os clichês conhecidos sobre a equipe que protagonizou o que ficou conhecido como "a tragédia do Sarriá" – nome do estádio, em Barcelona, onde ocorreu o jogo. O principal deles é que "nem sempre o melhor ganha".

O documentário tem o cuidado de entrevistar todos os jogadores titulares e alguns reservas do time, bem como uma dezena de celebridades que eram crianças em 1982 – gente como os cantores Ivete Sangalo, Dudu Nobre e Paula Lima, o guitarrista Andreas Kisser, os atores Lúcio Mauro Filho, Dan Stulbach e Marcius Melhem, e os ex-jogadores de vôlei Virna e Marcelo Negrão.

Todos falam mais ou menos as mesmas coisas – sobre como se encantaram e choraram com a seleção de Telê. Stulbach faz duas observações reveladoras. "Eu não consigo ter uma aproximação racional desta história. É uma aproximação totalmente emocional", diz, como que a justificar a abordagem do próprio documentário. "Eu deixei de ser criança ali".

O programa da "ESPN" surpreende com dois depoimentos. O primeiro, do técnico Pep Guardiola, no qual o espanhol fala do impacto que a seleção de 82 teve sobre ele e as suas ideias de futebol. E o segundo, de Alessandra do Valle, filha de Luciano do Valle (1947-2014), a voz que a maior parte dos brasileiros ouviu naquele 5 de julho.

Destinado a emocionar o espectador de qualquer maneira, incluindo trilha sonora típica, o documentário da "ESPN" parece programa dominical da TV aberta.

Preferindo reiterar apenas a mitologia, em momento algum o programa mostra alguma preocupação em entender o que aconteceu naquele 5 de julho. Não se discute os erros cometidos em campo e, muito menos, os eventuais equívocos do técnico.

No livro "Sarriá 82 – O que faltou ao futebol arte?", lançado em 2012, Gustavo Roman e Renato Zanata, demonstram com clareza os erros cometidos por Telê Santana (1931-2006) na ocasião. Poderiam ter sido ouvidos no documentário, por exemplo.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.