Topo

Arnaldo critica árbitro de vídeo e vê problema até para narrador. Galvão discorda

UOL Esporte

20/06/2017 00h13

(Crédito: SporTV/Reprodução)

O comentarista de arbitragem da Rede Globo, Arnaldo Cezar Coelho, criticou no programa Bem, Amigos! desta segunda-feira (19) o sistema de arbitragem de vídeo da Fifa, VAR (Video Assistant Referee, no inglês), que reviu marcações erradas de árbitros nos primeiros jogos da Copa das Confederações 2017.

O ex-árbitro e analista, no entanto, viu defeitos. "Quando surgiu o árbitro de vídeo, falaram assim: 'Arnaldo, acabou a profissão de comentarista de arbitragem'. Eu até achei que podia acabar. Agora, virei comentarista de atuação de árbitro de vídeo. Vou ganhar dobrado. Legal, né?", tripudiou, por conta das polêmicas após o auxílio tecnológico nas partidas. "Não sei, mas vou propor (à Globo) um aumento (de salário). Vou ser comentarista de árbitro, porque nessa semana começou a Copa (das Confederações) e deu problema com árbitro de vídeo", disse Arnaldo.

"Não sou contra o árbitro de vídeo, sou a favor, mas eu quero que o futebol continue sendo jogado de forma dinâmica, que não demore tanto tempo para decidir e que não cause. tanto problema e sim solução", disse.

"Mas eles acertaram", rebateu o apresentador Galvão Bueno, no que o comentarista contestou: "Ih, tenho minhas dúvidas".

O ex-árbitro apresentou quatro lances que tiveram a intervenção do VAR no torneio de seleções. Todas revisões eletrônicas consideradas corretas pela maioria dos integrantes do programa do SporTV, mas Arnaldo viu defeito em uma delas, a do lance de dúvida em relação a impedimento de Vargas no segundo gol do Chile (marcado por Alexis Sánchez, pegando rebote do chute), na vitória por 2 a 0 sobre Camarões. Arnaldo, ao contrário do árbitro de vídeo, achou que o atacante estava adiantado, pela inclinação do corpo. "Olha o tronco dele para frente.

(Crédito: SporTV/Reprodução)

"Quatro a zero para o árbitro de vídeo, goleada total", tirou onda Galvão. "A linha marca o pé, eu estou dizendo o tronco para frente", insistiu.

"Arnaldo foi mal nessa", criticou Galvão.

"Eu também acho, o cara estava impedido", concordou com Arnaldo o comentarista Walter Casagrande, também presente no Bem, Amigos!. "Três a um", falou Galvão, na sequência.

"O árbitro é o seguinte: é para ajudar, não é para atrapalhar. É para dar rapidez na jogada", desabafou Arnaldo, inconformado.

"Mas nesses quatro exemplos ele não ajudou em três?", questionou Galvão.

"O que eu quero dizer é que está mudando até o hábito até de narração. Sabe como você vai narrar? Gol, pera aí, vamos olhar. Aí comemora, não comemora. Ih, não é gol, ih, é gol", disse ele o apresentador da atração.

"Eu acho que é bem vindo. O que não pode acontecer é decidir um campeonato com erro grosseiro", enfatizou o narrador, vendo menos problemas na inovação que o companheiro de Globo. "Tem que ser feita de forma comedida", observou.

Casão, que concordou com Arnaldo em uma das marcações revistas eletronicamente, fez questão de também dar o seu pitaco sobre uma situação que o preocupa: "Tô começando a concordar com esse árbitro de vídeo, porque também era contra, mas é desproporcional se não for em todos os campos. Não pode fazer como foi no Campeonato Pernambucano, que na Arena (Pernambuco) Sport e Salgueiro colocaram árbitro de vídeo, depois no campo do Salgueiro não dá para colocar, porque o estádio não tem condições. É desproporcional", comentou.

"Toda ideia é bem vinda até que provem o contrário. Tem que ser analisada. Se ela for uma tonteira, não vai passar", fechou o assunto Galvão.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.