Topo

Narradora faz história como primeira mulher em horário nobre na NFL

UOL Esporte

11/06/2017 07h14

Beth Mowins é narradora da ESPN ((Foto: Joe Faraoni/ESPN Images)

A próxima temporada da NFL, marcada para começar em setembro, terá uma pioneira como novidade. Aos 50 anos de idade, a narradora Beth Mowins se tornará a primeira mulher da história a participar de uma transmissão em horário nobre da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos.

Funcionária da "ESPN", Mowins já havia entrado para a história na última temporada. Responsável por transmitir o duelo entre San Diego Chargers e Denver Broncos, dia 11/9, a jornalista se tornou apenas a segunda mulher a narrar um jogo da NFL, a primeira desde que Gayle Sierens o fez em 1989.

Na próxima temporada, Mowins será uma das narradoras do Monday Night Football, tradicional cobertura da ESPN dos jogos às segundas-feiras.

"Quando descobri que ia narrar o Monday Night Football, fiquei emocionada. O Monday Night Football é um evento tão especial para se fazer parte, e eu trabalhei duro durante minha carreira para ter uma oportunidade como essa", disse Mowins, ao blog.

O esporte sempre fez parte da carreira da narradora, que jogou basquete durante sua infância e sua adolescência. Além da modalidade, já narrou também futebol, vôlei e softball. Mas o futebol americano representa um sonho realizado para Mowins.

"Eu sempre soube que queria ser narradora, desde que era criança. Costumava jogar e narrar lance a lance ao mesmo tempo. Cresci jogando muito basquete, mas futebol sempre foi algo que eu queria narrar", contou.

Pioneira, Mowins deixou seu conselho para aquelas que quiserem seguir seus passos. De acordo com a jornalista, a confiança e a experiência são fundamentais para que as mulheres conquistem respeito no meio.

"Meu conselho para jovens mulheres que queiram ser narradoras é: seja confiante. Vá trabalhar neste negócio enquanto é jovem e ganhe experiência para ganhar o respeito de seus colegas", sugeriu.

Com uma mulher chegando à mais tradicional transmissão do futebol americano, inspiração não vai faltar.

Lucas Pastore
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.