Topo

Esporte Interativo aposta em "transmissão alternativa" do Brasileirão

UOL Esporte

10/06/2017 17h43

Reprodução / Esporte Interativo

Do UOL Esporte, em São Paulo
Colaborou Eduardo Ohata

O Esporte Interativo exibiu neste sábado (10) um projeto de "transmissões alternativas" de jogos do Campeonato Brasileiro. A partida escolhida foi Palmeiras x Fluminense, realizada no Allianz Parque, pela sexta rodada do nacional.

A emissora escalou um narrador e um comentarista, que comandaram a transmissão direto de um estúdio. Uma câmera frontal os filmou durante todo o tempo do confronto – para o telespectador, a imagem da dupla apareceu no canto esquerdo alto da tela.

A maior parte da tela, no entanto, foi preenchida com informações por escrito do duelo: as duas escalações, uma de cada lado, e notícias sobre cartões, substituições, lesões e gols ao centro.

O modelo de "transmissão alternativa" é comum na Europa, especialmente na Itália, praticada por emissoras que não têm direitos de transmissão de determinados campeonatos – como é o caso do Esporte Interativo com o Brasileirão. No Brasil, a ESPN, na Copa das Confederações de 2013, levou ao telespectador projeto parecido.

O EI não respondeu aos contatos da reportagem para falar sobre o modelo. Dona dos direitos de transmissão do torneio, a TV Globo também foi procurada, mas não se pronunciou. Vale recordar que as emissoras disputaram os direitos de transmissão do Brasileirão para a tv fechada a partir de 2019 – o Esporte Interativo fechou contrato com equipes grandes como Santos, Internacional e o próprio Palmeiras.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.