Topo

Vítima do câncer, repórter do SporTV tentava ajudar amiga a voltar a enxergar

UOL Esporte

09/06/2017 04h00

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Diguinho. Era assim que carinhosamente Janaina Sá Brito se referia a Rodrigo Albornoz. O repórter do SporTV morreu na última quarta-feira, aos 30 anos, vítima de um câncer. Mas, deixa um legado por aqui. Um trabalho importante iniciado pelo jornalista pode ser fundamental para que Janaina realize um sonho. Voltar a enxergar.

Janaina e Albornoz se conheceram há dez anos. Os dois cursaram radialismo na antiga Feplam. Mas foi nos últimos dois anos que eles se aproximaram ainda mais. Se o repórter do SporTV lutava contra um câncer, Janaina sonhava voltar a enxergar.

Hoje com 42 anos, ela nasceu com catarata congênita provocada por uma rubéola não tratada de sua mãe. Janaina também não tem a perna esquerda. Desde pequena, se acostumou a andar de muletas.

Mas, a pior parte da trajetória de Janaina viria depois dos 18 anos. Ela perdeu a visão do olho esquerdo e aos 38 ficou completamente cega das duas vistas.

Sempre mostrando seu lado generoso, Albornoz estendeu o braço para a amiga. Assumiu um projeto para que ela conseguisse voltar a enxergar. Para isso, Janaina necessita de R$ 185 mil. 

A partir daí, Diguinho ganhou o apelido de "chefinho". Não era uma alcunha pejorativa. A razão era o fato dele fazer de tudo para que Janaina conseguisse realizar o sonho. "Ele fez um show de lançamento da campanha com a Noventa & Loucos (banda do repórter). Deu entrevistas para a imprensa local, criou a vaquinha online, a página, o logotipo das camisetas, adesivos e todos os eventos da campanha. Se dedicou de corpo, alma e coração. Era meu grande parceiro", disse Janaina.

Em uma emocionante mensagem de despedida para Rodrigo, Janaina postou no Facebook a promessa que irá realizar um "grande sonho que tu sabes qual é, assim como realizei tantos outros dos quais tu foste testemunha". Mas Janaina ainda está longe de sua meta mesmo após a dedicação do repórter.

Desde que iniciou a campanha, Janaina arrecadou aproximadamente R$ 9,5 mil. Para conseguir voltar a enxergar, ela precisa de 185 mil dólares.

"Ainda não fiz a cirurgia porque não consegui todo o dinheiro, mas, assim que conseguir, vou fazer. É uma cirurgia que liga os neurônios, a retina e devolve a visão", completou.

Atualmente, a cirurgia que Janaina precisa fazer só é realizada no exterior. Apenas Estados Unidos, Canadá e Inglaterra fazem a operação que em breve chegará à Itália também.

"Ele era um grande guerreiro e uma pessoa super do bem. Está doendo muito essa perda", finalizou Janaina ao falar do amigo.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.