Topo

Prieto torce como Galvão e Pelé só fala o óbvio na transmissão da CBF

UOL Esporte

09/06/2017 09h15

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

O espectador que acordou cedo nesta sexta-feira (09) teve a chance de testemunhar um momento raríssimo na televisão: um jogo da seleção brasileira sem narração de Galvão Bueno e transmissão da Globo. Isso não acontecia no país desde 2001, quando o Brasil venceu um amistoso contra os EUA.

Em 2012, a Globo não exibiu as partidas da seleção olímpica, já que os direitos para o Brasil eram da Rede Record. Dois anos antes, em 2010, o jogo contra os EUA não foi transmitido na TV aberta para o território nacional, sendo exibido pela SporTV e pela Globo Internacional (programação veiculada fora do Brasil).

O amistoso contra a Argentina, em Melbourne, na Austrália, teve transmissão da CBF TV, exibida pelo UOL, pelas TVs Brasil e Cultura, e pela página da CBF no Facebook.

A Confederação Brasileira de Futebol assumiu o negócio e escalou o seu time: narração de Nivaldo Prieto, comentários dos ex-jogadores Pelé e Denilson, análise de arbitragem do ex-árbitro Rodrigo Martins Cintra e reportagem, no local, de Gregorio Fernandes, que é assessor de imprensa da própria CBF.

Pelé, como faz há quase três décadas, sempre que é chamado a comentar partidas de futebol, veste a camisa do Mr. Óbvio. "Contra a Argentina não tem amistoso, não tem jogo fácil", foi a sua primeira observação da manhã. "Vamos ver se a gente começa bem", prosseguiu.

Depois de Prieto anunciar que a partida chegou aos 10 minutos, Pelé acrescentou: "É… dez é número de sorte". Só ele também foi capaz de enxergar um clima bom, amistoso, entre brasileiros e argentinos. Seu comentário sobre o único gol do jogo, dos rivais, foi típico: "Foi uma fatalidade".

Já o narrador, empolgado como sempre, lembrou Galvão Bueno nos seus momentos de maior "pachequismo". "Foi o pior ataque da seleção argentina", narrou Prieto, querendo dizer que foi "o melhor" ataque dos adversários. Como não poderia faltar, reclamou até do tempo de acréscimos dado pelo árbitro.

Encerrado o jogo com a derrota do Brasil, a primeira de Tite à frente da seleção, Prieto consolou o espectador: "O importante é que ele classificou a seleção para a Copa na Rússia". Pelé acrescentou: "Resultado injusto".

Denilson, na minha opinião, foi o melhor da equipe da CBF TV. À vontade, bem informado, procurou explicar a maneira como as equipes estavam atuando, as variações táticas e as características dos jogadores.

Foi, enfim, uma típica transmissão de jogo da seleção brasileira: muita torcida e pouca informação.

Audiência: Segundo dados prévios do Ibope, a transmissão da partida deixou a TV Cultura em quarto lugar, em São Paulo, com média de 2,3 pontos, atrás da Globo (11,3), Record (5,2) e SBT (3,5), mas à frente de Band (1,1) e RedeTV!. A TV Brasil, que também mostrou o amistoso, registrou média de 0,6 ponto. Estes dados estão sujeitos a alteração quando o Ibope divulgar os números consolidados na segunda-feira (12). As informações são do Blog do Ohata.

Argentina venceu Brasil por 1 a 0. Foto: SAEED KHAN / AFP

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.