Topo

Comentarista da ESPN já trabalhou com mentor de técnico dos Warriors

UOL Esporte

08/06/2017 08h25

Zé Boquinha, de rosa, ao centro, posa com o time que tinha Steve Kerr, loiro à sua esquerda (Foto: Arquivo Pessoal)

Ex-treinador de basquete e comentarista dos canais ESPN, Zé Boquinha já fez parte do cotidiano de Steve Kerr, técnico do Golden State Warriors que se recuperou de lesão nas costas a tempo de voltar ao banco de reservas no jogo 2 da final da NBA. Isso porque o brasileiro trabalhou com Lute Olson, comandante do americano entre 1983 e 1988 e um de seus mentores.

Prestes a iniciar sua carreira como técnico, Zé Boquinha viajou até Boston para ver o Boston Celtics vencer o Houston Rockets por 109 a 80, dia 12/5/1981, e abrir 3 a 2 na final da NBA daquele ano. A equipe voltaria a triunfar na partida seguinte e conquistaria seu primeiro título desde 1976.

Na volta para o Brasil, Zé Boquinha viajou com a delegação da universidade de Iowa que disputaria amistosos contra Flamengo e Sírio no Brasil. Foi ali que conheceu Olson, que convidou o brasileiro para servir como assistente técnico e intérprete durante a viagem pelo país.

Com Zé Boquinha na comissão, a equipe universitária ganhou dois dos três jogos que fez no Brasil. Foi o início da relação com Olson que ainda renderia ao comentarista várias idas aos Estados Unidos e muito aprendizado.

Em 1983, Olson foi trabalhar pela universidade do Arizona, time em que ficou até 2008, quando se aposentou. O ano também foi o primeiro de Kerr na equipe antes de sua mudança para a NBA.

Olson também foi técnico da seleção americana masculina de basquete na campanha que culminou no título do Mundial de 1986. Na ocasião, Kerr era um dos 12 jogadores da equipe que eliminou o Brasil de Oscar Schmidt com a vitória por 96 a 80 na semifinal.

Figura importante do início da carreira do técnico dos Warriors como jogador, Olson foi lembrado pelo pupilo após a conquista do título de 2015.

"Quando Kerr ganhou, homenageou o Olson. Foi um dos melhores técnicos da história do basquete. Quando fui para lá em 2015, levei a foto para o Kerr ver. Ele viu a foto, e ficamos ali uns 15 minutos na resenha", contou Zé Boquinha, ao blog.

O comentarista da ESPN, emissora que detém exclusividade na transmissão da final da NBA para o Brasil, acredita que os Warriors vão levar a melhor no tira-teima contra o Cleveland Cavaliers. Os dois times também se enfrentaram na decisão nos dois últimos anos, com um título para cada lado.

"Kevin Durant é um fator. Pode fazer a diferença. No ano passado, os Cavaliers fizeram no Stephen Curry e no Klay Thompson a marcação que a gente chama de um e meio: um no mano a mano e mais quem está perto esperto na cobertura. Esse ano, com o Durant, não dá para fazer isso", analisou o brasileiro.

Se colocar em prática os ensinamentos de Olson, campeão mundial em 1986 e da NCAA em 1997, Kerr tem grandes chances de chegar lá.

Lucas Pastore
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.