Topo

Flamengo e Corinthians campeões estaduais dão recordes de audiência à Globo

UOL Esporte

08/05/2017 12h44

Foto: TV Globo/Reprodução

As conquistas estaduais de Flamengo e Corinthians, sobre Fluminense e Ponte Preta, respectivamente, neste domingo (7) renderam recordes de audiência à Rede Globo, emissora que exibe exclusivemente na TV aberta os Campeonatos Paulista e Carioca.

A nova vitória flamenguista sobre o Fluminense, por 2 a 1, que valeu o troféu de campeão carioca, rendeu 40 pontos de audiência e 64% de participação entre televisores ligados no horário (bola rolando), recorde do futebol 2017, informa a emissora, superando os 39 pontos de Brasil 3 x 0 Paraguai, em 28 de março, partida das Eliminatórias que ajudou a sacramentar a classificação nacional à Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Foi a melhor marca alcançada desde 8 de julho de 2014 com o fatídico 7 a 1 da Alemanha para cima do Brasil nas semifinais do Mundial disputado no país (41 pontos registrados, na época, no Rio). Em termos de futebol de clubes, foi o melhor resultado desde 28 de abril de 2010, uma quarta-feira, quando Flamengo x Corinthians, pela Copa Libertadores, rendeu 41 pontos de média naquela praça. Foi também a melhor marca do futebol dominical da Globo no Rio de Janeiro desde 6 de dezembro de 2009, na oportunidade com a última rodada do Campeonato Brasileiro 2009 que valeu a então conquista rubro-negra em partida contra o Grêmio, vitória por 2 a 1 que valeu 42 pontos de média na audiência.

O recorde anterior da Globo em partidas do estadual deste ano, superado com os 40 pontos de média neste domingo, havia sido registrado no Fla-Flu, decisão da Taça Guanabara, do dia 5 de março (domingo): 36 pontos de média e 60% de share. Na oportunidade, a partida terminou empata por 3 a 3, com triunfo tricolor nas penalidade, 4 a 2.

Timão campeão dá à Globo melhor Ibope com futebol aos domingos

Em São Paulo, Corinthians 1 x 1 Ponte Preta, resultado que resultou no 28º título do Campeonato Paulista para a equipe de Parque São Jorge neste domingo, deu à Globo 29 pontos de audiência (bola rolando), sua maior audiência dominical naquela praça, igualando a do empate por 1 a 1 com o São Paulo em 23 do mês passado, pelas semifinais, valendo passagem à final.

Em termos de porcentual de participação entre televisores ligados na região da Grande São Paulo, foi ligeiramente superior: 50%, contra 49%.

No geral, o dérbi centenário entre Corinthians e Palmeiras, disputado em uma quarta-feira (22/02), vitória alvinegra por 1 a 0 em Itaquera, segue sendo a maior audiência da Globo com futebol em São Paulo no ano: 35 pontos de média na Grande São Paulo e 54% de participação entre aparelhos ligados no horário (bola rolando).

Atualmente, cada ponto no Ibope medido em São Paulo corresponde a 70.559 residências e 199.309 pessoas. No Rio de Janeiro, equivale a 44.047 casas e 116.906 telespectadores.

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.