Topo

"Hora do Palmeiras avaliar o que está fazendo", alerta Cleber Machado

UOL Esporte

04/05/2017 15h01

Reprodução/Sport TV

Segundo avaliação do narrador da Rede Globo, Cleber Machado, convidado do programa Seleção SporTV na tarde desta quinta-feira (4), o Palmeiras vem fazendo uma campanha de muito sofrimento e "apagões" na Libertadores.

"Um time que passou a primeira fase da Libertadores ganhando os jogos de maneira elétrica, tensa, fazendo aqueles jogos que o torcedor não sabe se assiste sentado ou em pé e que tem sempre a esperança que no final a história vai mudar, mas uma hora não dá certo e ontem foi um desses exemplos. Tá chegando a hora do próprio Palmeiras avaliar o que ele está fazendo", alertou Cleber.

"No último jogo, por exemplo, acho que o time foi um pouco fora do ar, demorou para entrar no ar", continuou a sua análise. "No começo do jogo, não sofreu pressão, teve chance. Jogo estava absolutamente bom para o Palmeiras, sai uma falta, o cara cobra e sai o gol, 1 a 0, e aquele 1 a 0 inflamou de tal maneira o Jorge Wilstermann que o Machado (jogador do time boliviano) acertou uma bola na gaveta e o Palmeiras tomou 2 a 0", relembrou. "Vi muitas vezes jogador do Palmeiras receber uma bola na lateral do campo e ninguém se aproximar para jogar. Dificulta a fluência do jogo", comentou o narrador.

"O Palmeiras tem (feito) uma Libertadores sofrida, que quando dá certo tudo mundo fala: 'Nossa, que poder de reação'. Agora, é difícil, está precisando ter um pouco mais o controle do jogo, não só da posse de bola e de finalizações, mas o autocontrole de não relaxar em determinados momentos e aí oferecer ao adversário a chance de fazer gols, como fez o Peñarol e ontem o Jorge Wilstermann. Às vezes, não dá para ir buscar, nem sempre dá", opinou Cleber, que, no entanto, não vê muito risco do time alviverde ser eliminado ainda na primeira fase.

"Acho que o Peñarol não vai entregar o jogo (contra o Jorge Wilstermann), o Palmeiras não vai perder (para o Atlético Tucumán) e passar. Pode perder por um gol que se classifica. Muito difícil o Palmeiras ficar fora", avalia.

Ainda no programa, o narrador global fez questão de alertar para a má fase técnica das individualidades do grupo palmeirense, o que segundo ele compromete qualquer esquema tático que o treinador Eduardo Baptista venha a adotar nas partidas. Cleber citou um dos destaques do alviverde na campanha vitoriosa do Brasileirão do ano passado e eventuais problemas para se adaptar ao posicionamento que deseja o técnico.

"Por mais que tenha um esquema bem montado, um técnico com cinco anos (no clube), lógico que tudo isso facilita o trabalho coletivo, mas se o individual não rolar, a dificuldade aumenta. O cara volta de lesão, o passe não sai, isso acontece. A culpa ou o mérito precisam ser divididos. O técnico tem a participação dele, o técnico. Tem alguns jogadores do Palmeiras que individualmente tiveram uma queda. O Tchê Tchê é o nome mais lembrado. Talvez essa seja uma tarefa do Eduardo. Se o esquema dele está dificultando um pouco a vida do Tchê Tchê? É uma solução que vão encontrar entre eles, porque não é possível que ele tenha parado de jogar. Teve a lesão, ficou fora, isso tem que ser levado em conta", avaliou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.