Topo

10 vezes em que jornalistas despertaram a ira dos torcedores na TV

UOL Esporte

03/05/2017 06h00

1. Gambá?


Foi totalmente natural, como quem chama o Corinthians de Timão ou Alvinegro: "A venda de camisas da Ponte Preta aumentou 50% aqui na região. E a do gambá não fica muito atrás", soltou a apresentadora Gabriela Pincinato, da TVB, afiliada da Record em Campinas. Ela pediu desculpas e atribuiu a gafe a um erro de edição. Mas precisou desativar seu Facebook tamanha a revolta dos torcedores.

 

2. "Põe no DVD"

Divulgação

A provocação é antiga: surgiu na final da Copa do Brasil de 2009, quando o Inter produziu um DVD com erros de arbitragem a favor do Corinthians. Quando os paulistas abriram o placar no Beira-Rio no último confronto entre os times, o narrador Gustavo Villani, da Fox Sports, usou o bordão no grito de gol. E teve que se explicar aos colorados: "Foi para valorizar o gol do Corinthians, só isso".

 

3. "Corinthians só virou grande em 90"

Divulgação

Além dessa, o comentarista Fábio Sormani também falou na Fox Sports que o Atlético-MG só se tornou grande depois da Libertadores de 2013. Não precisa dizer o quanto os torcedores se revoltaram. Até o editor-chefe do jornalismo do Sportv, Carlos Cereto, foi ao Twitter contestar a opinião de Sormani: "'Um comentarista que diz que um gigante como o Corinthians só se transformou em time grande depois de 90 ou é palhaço ou não sabe de futebol"

 

4. Complô em 2012

Robson Ventura/Folhapress

Mais uma de Sormani contra o Corinthians: em 2016, ele insinuou que houve um plano orquestrado na CBF para favorecer o Corinthians na conquista da Libertadores de 2012. Os torcedores se irritaram tanto que a hashtag #ForaSormani virou um dos assuntos mais comentados no Twitter.

 

5. Guarani na Série C?


O apresentador Rodrigo Bocardi, do Bom Dia SP, passou uma informação equivocada sobre o Guarani ao apresentar uma matéria sobre a arquirrival Ponte Preta. Disse que o time estava na terceira divisão do Campeonato Paulista. Depois da repercussão nas redes sociais, ele se corrigiu com um pedido de desculpas.

 

6. "Tem que rir, né?"

Reprodução

Foi assim que o apresentador Bruno Souza, do Redação Sportv, reagiu à mensagem de um internauta dizendo que Romagnoli, do San Lorenzo, estava acertado com o Bahia em 2014. Depois, teve que se desculpar: "Tentei destacar a euforia da torcida com um atleta que ainda disputa uma competição em andamento. Em momento algum desmereci o clube".

 

7. Vannucci e o Flamengo

Divulgação

Botafoguense assumido, o apresentador não escondeu a decepção com a derrota do seu time para o Flamengo no Carioca de 2008 durante o programa Bola na Rede, da RedeTV!. Disse que o alvinegro merecia mais e foi prejudicado pela arbitragem. Flamenguistas chegaram a ligar para a emissora reclamando, mas Vannucci não recuou e disse que os rubro-negros tinham mais é que comemorar em vez de ficar discutindo.

 

8. Repórter é chamado de "dedo duro"

Reprodução

Tiago Maranhão, do Sportv, viveu uma situação curiosa na cobertura do jogo entre Palmeiras e Rio Claro no Paulistão de 2016: foi alvo de revolta da torcida alviverde pelo simples fato de cumprir seu trabalho. Ele informou que o preparador físico do clube usava um comunicador que é proibido pela Fifa. A arbitragem percebeu e o expulsou. Para muitos internautas palmeirenses, a culpa foi toda do repórter.

 

9. Sport "pequeno"

Reprodução

Em 2015, durante o programa Linha de Passe, José Trajano disse por que achava que o goleiro Danilo Fernandes, que estava no Sport, não deveria ser convocado para a seleção brasileira: "O torcedor lá não me leve a mal, mas goleiro de time pequeno… Eu sei que vão me matar lá em Recife. É diferente você ser goleiro do Sport e ser do Flamengo". Pelo menos ele já estava prevendo a revolta que sua declaração causaria.

 

10. Santos "médio"

Reprodução

O jornalista Sergio Xavier Filho, ex-diretor da Placar e da Playboy, disse em 2015 no programa Redação Sportv que o Santos deveria mandar mais jogos no Pacaembu. Mas a explicação não caiu bem entre os torcedores: "O Santos teria que fazer uma escolha, e isso é uma discussão de clube: o Santos vai querer continuar sendo desse tamanho que é hoje, um clube médio? O Santos não é um clube enorme, tanto que não consegue audiência".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.