Topo

Jornalista que citou 'gambá' na TV relata ameaças e lamenta mal-entendido

UOL Esporte

02/05/2017 04h00

"A venda da camisa da Ponte Preta aumentou 50% aqui na região, e a do Gambá não fica muito atrás: houve um aumento de 20%."

Você deve ter visto o vídeo em que uma apresentadora de TV divulga informações a respeito das finais do Campeonato Paulista de 2017, entre Corinthians e Ponte Preta. No entanto, nas imagens em questão, a jornalista fala a respeito da venda de camisas dos dois clubes na região de Campinas – e, sem querer, acaba usando um apelido pejorativo para se referir ao clube paulistano.

A jornalista em questão é Gabriela Pincinato, apresentadora da TVB (afiliada da Rede Record para a região de Campinas). Em entrevista ao UOL Esporte, Gabriela responsabilizou um erro do editor do programa TVB Notícias pelo equívoco – segundo ela, cometido sem intenção dos envolvidos.

"Foi um mero erro de editor. Como a gente está ao vivo e lê as notícias no TP (teleprompter), estamos sempre sujeitos a qualquer tipo de erro. Jamais usaria essa palavra pra ofender o Corinthians ou a torcida", disse a jornalista, que se desculpou posteriormente no ar e lamentou o ocorrido.

"Eu jamais usaria um termo pejorativo para me referir a qualquer time – muito menos o Corinthians, que é uma das instituições mais importantes para o futebol. Eu lamento que isso tenha sido lido, mesmo que não tenha sido proposital. Quem me conhece sabe que eu não lido com irresponsabilidade com a minha carreira, muito menos uso como artifício o desrespeito com quem quer que seja para criar polêmica. Estou fora de confusão. É simplesmente um texto que nós lemos e não há espaço para opinião", completou.

Após o incidente, Gabriela conta que foi alvo de "muitas" ameaças por parte de torcedores corintianos. No Facebook, foi perseguida inclusive na página da emissora. Por conta disso, apagou seu perfil na rede social.

"(As ameaças) vieram de todos os lugares, mas só na internet", conta ela, que "não imaginava" tamanha repercussão para o caso. "Mas entendo. O Corinthians é um dos maiores clubes do Brasil", acrescentou.

Beatriz Cesarini
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.