Rede Globo lamenta ficar sem gols do Atletiba: "Não recebemos resposta"
A primeira final do Campeonato Paranaense teve três gols, mas nenhum deles passou na televisão. Horas após a vitória do Coritiba por 3 a 0 sobre o Atlético-PR, o apresentador do Fantástico, Tadeu Schmidt, comunicou aos telespectadores a não liberação das imagens por parte dos clubes.
"A Rede Globo não possui o direito de transmissão da final do Campeonato Paranaense. Nós solicitamos os gols aos clubes, mas até o momento não recebemos resposta", resumiu Schmidt. A mesma informação foi divulgada no programa Bom Dia Brasil, na manhã desta segunda-feira.
Em contato com o UOL Esporte, a assessoria de imprensa do Coritiba disse que não recebeu nenhum pedido formal da TV Globo, mas explicou que ainda assim não cederia as imagens da transmissão, como não foram cedidas a nenhuma emissora, por conta de um acordo com a comunicação do Atlético.
A dupla enviou a diversas emissoras de TV um compacto com pouco menos de três minutos de imagens do jogo em que não constavam os três gols do Coritiba nem a expulsão de Felipe Gedoz, pontos chave do jogo.
Em nota, o Coritiba explica que "em respeito a política de comunicação do Clube Atlético Paranaense, o Coritiba Foot Ball Club acatou a posição de não-cessão dos gols na partida no Estádio Atlético Paranaense e assim o fará no Couto Pereira. No entanto, o Coritiba informa a toda a imprensa que abrirá credenciamento normalmente para a captação das imagens no segundo jogo, conforme política de comunicação do próprio clube, agora na condição de mandante, de maneira em que as emissoras interessadas em acompanhar o jogo terão livre acesso a fazerem suas próprias imagens."
Algumas emissoras de Curitiba chegaram a usar imagens dos gols captadas pela TV do Coritiba em outro ângulo, não usadas na transmissão conjunta. O Coritiba avisou que não se opõe ao uso dessas imagens, disponíveis nesse link. O Atlético também foi procurado pela reportagem do UOL Esporte, mas não respondeu os contatos até a publicação desta matéria.
A não liberação dos gols não é uma gafe ou um desencontro de informação. Nem a Rede Globo ou qualquer outro canal de televisão chegou a um acordo com Atlético-PR e Coritiba para a transmissão dos jogos da dupla no Estadual. O valor de R$ 1 milhão foi rejeitado pelos clubes, que encontraram na transmissão online uma alternativa para tornar a partida acessível aos torcedores.
O Atletiba foi transmitido no Youtube e no Facebook, com placas de publicidade e peças comerciais rendendo dinheiro aos clubes. Segundo o presidente do conselho deliberativo do Atlético-PR, Mário Celso Petraglia, as propagandas no gramado e na transmissão da final já renderam R$ 1 milhão.
Não é a primeira vez que a Rede Globo entra em rota de colisão com a dupla paranaense. Em março as equipes se enfrentaram na primeira fase do Estadual, e o canal também ficou sem os gols. As imagens enviadas pelo Atlético-PR às TVs não contavam com os gols daquele jogo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.