Topo

Caio critica demora de Baptista para mudar esquema novo não assimilado

UOL Esporte

26/04/2017 23h00

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

A má atuação do Palmeiras na derrota parcial no primeiro por 2 a 0 para o Peñarol e a falta de rápida correção do treinador Eduardo Baptista, ainda com o placar de 1 a 0, motivou críticas do comentarista Caio Ribeiro ao comandante alviverde, que optou por sistema com três zagueiros, que não funcionou, segundo o analista global.

"Palmeiras está perdendo, sendo engolido taticamente pelo adversário. Muda o esquema", sugeriu, ainda com 25 min de partida na noite desta quarta-feira (26).

"Não precisa esperar o intervalo, tira um dos zagueiros. Acho válida a tentativa, ele fez uma opção, mas, quase o dobro (de posse de bola em favor do time uruguaio). O que eu acho: ou você muda a postura, adianta a linha de meio de campo para que o Palmeiras e começa a jogar, coisa que não fez até aqui, ou então assume que não deu certo a estratégia, volta ao esquema que o Palmeiras sempre jogou, no 4-1-4-1, e vai pra cima do Peñarol", cobrou Caio.

"Essa ligação direta beneficia o lado físico e aí o Peñarol é superior", comentou minutos depois.

"Você tem alguns clubes da Europa jogando com três zagueiros e nem por conta da entrada desse terceiro zagueiro sendo defensivo. Com 36 minutos, vejo o Palmeiras extremamente defensivo, com três zagueiros e muita gente no campo de defesa", apontou o analista. "A posse de bola está muito pequena", observou o narrador Cleber Machado.

Já com o placar ampliado, 2 a 0 para a equipe uruguaia, Caio voltou a contestar Ediuardo Baptista, sobretudo por não ter revisto sua ideia inicial de escalação do Palmeiras:

"Não funcionou. Os jogadores me dão a sensação clara de que não estão à vontade com esse sistema de jogo, que não entenderam qual era a ideia do Eduardo, talvez não tenham tido tempo para treinar. O Palmeiras está completamente desconfortável no jogo. Está sem meia de ligação, o Guerra está mais preocupado em jogar ao lado de Felipe Melo e aí o Borja fica isolado lá na frente. Fico muito confortável para dizer aos 40 minutos. Não é por causa do segundo gol. Eu disse aos 20: muda, não precisa esperar 45 minutos, tomar o segundo gol para aí começar a jogar. Tira um dos zagueiros, coloca o Keno aberto do lado e volta ao esquema que o Palmeiras está acostumado a jogar", avaliou.

Técnico abre mão de 3 zagueiros, Palmeiras vira no 2º tempo e Baptista é elogiado

Para o segundo tempo, Eduardo Baptista promoveu alterações, com as entradas do meio-campista Tchê Tchê no lugar do lateral esquerdo Egídio e do atacante Willian na vaga do zagueiro Vitor Hugo. Abrindo mão do sistema com três defensores que não funcionou na etapa inicial, o Palmeiras virou o placar para 3 a 2 e o técnico ganhou elogios do comentarista da Globo. "Gostei. Voltou à forma de jogar que o Palmeiras usou até aqui na maior parte da temporada", disse ainda com o placar adverso, mas com postura melhor do time paulista.

Após a virada, comentou: "Tudo que o Palmeiras construiu foi nesses 28 minutos da segunda etapa. Mudança de postura, de posicionamento tático, mexidas boas da parte do Eduardo Baptista e uma compreensão mais fácil do que está acontecendo por parte dos jogadores", resumiu.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.