Topo

Ex-campeão do UFC, Minotauro vira apresentador e "apanha" em série de TV

uol

22/03/2017 15h51

Crédito: Divulgação

O ex-lutador Rodrigo Minotauro é um dos rostos mais conhecidos entre os torcedores de MMA no Brasil. Mas agora, em uma nova série documental a estrear na semana que vem na TV fechada, Minotauro se propõe a mostrar uma visão mais simpático e acessível do universo das lutas mesmo para quem não é um fã hardcore do esporte.

Em Viver para Lutar, uma produção da Mixer em parceria com o UFC e o canal Combate, Minotauro investiga as raízes do MMA a partir das artes marciais que o compõe. Serão seis episódios gravados em cinco países diferentes, nos quais o ex-campeão conheceu mestres do caratê, taekwondo, judô, wrestling, sambô e muay thai e até se aventurou em treinos dessas artes tão diferentes para ele, um faixa preta de jiu-jitsu.

O ponto alto do episódio exibido à imprensa e convidados na última quarta-feira foi uma cena em que o ex-lutador apanha de caratecas japoneses durante um treinamento. Ao conhecer um mestre na ilha de Okinawa, berço da modalidade, Minotauro se surpreende com um treino específico para aprimorar a resistência a socos no peito e na barriga.

Ele pede para participar e abre o peito para receber golpes precisos e potentes nas costelas. Detalhe: os socos vêm de um carateca idoso e simpático que pratica a modalidade há décadas. O carisma de Minotauro, que em sua época de lutador era conhecido justamente pela grande capacidade de apanhar e continuar lutando, domina a cena e arrancou risadas do público.

Com a direção de Nikolas Fonseca, a série apresenta imagens bonitas e bem iluminadas das cidades berços das artes marciais retratadas. Como o programa foi pensado também como um produto para a TV internacional, Minotauro interage com o público e com as pessoas que encontra sempre em inglês, o que limita seus comentários e reações mais espontâneas. A narração em OFF, porém, será exibida em português no Brasil.

Crédito: Divulgação

O ex-campeão contou que fez um curso de apresentação antes de ser convidado a estrelar a série, cuja primeira temporada de dois episódios, foi comandada pela lutadora e apresentadora Kyra Gracie. "Nossa ideia é não mostrar apenas as lutas, mas todo o contexto que envolve esse universo", disse Minotauro.

No Japão, ele se emocionou ao presenciar uma sequência de movimentos feita em sincronia por cerca de 4 mil caratecas. Na Tailândia, presenciou a tensão racial que permeia o muay thai, o esporte nacional que se tornou um dos principais fundamentos do MMA.

Apesar de não conseguir fugir de clichês como cenas em que Minotauro aparece observando a cidade com suas luzes refletidas na janela de um carro ou quando ele repete que treinar com um mestre carateca é "um sonho que virou realidade", a série é uma oportunidade divertida de ver um grande nome do MMA interagindo de modo descontraído com outros lutadores, dentro e fora do tatame.

Viver para Lutar quer aumentar a base de fãs do esporte tratando da culinária, das festas e da vida social das cidades importantes para as artes marciais. Mas esse objetivo fica prejudicado porque, por enquanto, a série vai passar somente no canal Combate, no Fight Pass (um serviço de streaming do UFC) e, fora do país, em canais frequentados principalmente por fãs.

A ideia dos produtores é no futuro negociar a série com outros veículos, com uma base de assinantes mais diversificada.

Viver para Lutar
Estreia: 27 de março (segunda-feira), às 20h
Canal: Combate

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.