Topo

Corinthians x Palmeiras é maior rivalidade de SP, diz Caio. Muricy discorda

UOL Esporte

21/02/2017 00h08

(Crédito: SporTV/Reprodução)

Em pergunta gravada para o programa Bem, Amigos! desta segunda-feira (20), no canal de TV por assinatura SporTV, o experiente repórter Abel Neto, da Rede Globo, quis saber dos convidados – o técnico Fábio Carille (Corinthians) e o goleiro Fernando Prass (Palmeiras) – qual era a maior rivalidade do futebol paulista.

Político, Carille não quis se comprometer muito em sua resposta. "Na semana que é a do clássico, independente de quem for, a movimentação é diferente e é um jogo diferente. Corinthians e Palmeiras histórico, né? Vai falar de Corinthians e São Paulo, Corinthians e Santos, então considero todos assim um grande jogo, um grande clássico. Não vejo diferença, principalmente na semana do jogo, que é uma semana mais tumultuada, com certeza", disse.

"Carille foi diplomático. Vamos ver o Fernando Prass", acionou o apresentador Luis Roberto. E o goleiro não ficou em cima do muro: votou no duelo que acontecerá na próxima quarta-feira (22), em Itaquera.

"Acho que são momentos. Hoje, é um jogo entre os dois últimos campeões brasileiros e a rivalidade histórica, pelo que acompanho, é muito grande de Corinthians e Palmeiras. Aí a gente tem alguns momentos em que o Palmeiras teve uma rivalidade muito grande com o São Paulo, mais por coisas de bastidores, teve coisas de diretorias que aflorou muito essa rivalidade. E o Santos óbvio que ultimamente, nos últimos (anos), 2015 e 2016, a gente disputou com eles Copa do Brasil, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro, mas eu acho que historicamente vejo Palmeiras e Corinthians", opinou.

Muricy Ramalho, ex-técnico e atual comentarista do SporTV, foi de Corinthians e São Paulo, optando pelo clube com o qual tem mais identificação. "Rivalidade que eu achava era São Paulo x Corinthians, desde quando eu jogava. No Morumbi era 100 mil, 110 mil pessoas. Uma grande rivalidade nossa era o Corinthians. E como técnico também. Peguei uma fase. Dava um prazer danado (ganhar) e perder também era dificílimo, era duríssimo. Para mim, com certeza São Paulo e Corinthians é a maior rivalidade", cravou ali.

Já Caio Ribeiro, apesar de igualmente são-paulino como o ex-treinador, se posicionou de forma diferente de Muricy.

"A rivalidade histórica é diferente daquela do jogador. Jogador, treinador (a rivalidade) é daquele time que você tá representando naquele momento. Quando estive no Santos, existia uma rivalidade grande entre Santos e Corinthians. Quando fui revelado pelo São Paulo, era São Paulo e Corinthians. Depois veio o Palmeiras da Parmalat que começou a ganhar tudo. Então isso muda, é de momento. Agora, não dá para apagar a história. Historicamente, eu acho que Corinthians e Palmeiras ainda é o maior clássico de São Paulo", afirmou o comentarista da Globo.

Outro debatedor do programa, Marco Antônio Rodrigues, também deu seu pitaco no assunto.

"A rivalidade histórica, de cem anos, sem dúvida nenhuma é Corinthians e Palmeiras, mas na última década, por exemplo, a maior rivalidade, tanto do Corinthians quanto do Palmeiras, era com relação ao São Paulo, até por uma questão social. Corinthians e Palmeiras vieram de um mesmo berço, o São Paulo sempre foi diferente, começou como um clube da rua Direita, dos advogados, da elite paulistana, ele veio do Paulistano. A questão do Morumbi acirrou muito mais, tanto para Corinthians quanto para o próprio Palmeiras. Hoje, os dois tem dois grandes estádios, muito forçado porque não achavam que não eram bem tratados, grandes clientes do Morumbi e chegou uma hora que o São Paulo não tratou bem nem Corinthians nem Palmeiras e foram atrás dos seus grandes estádios."

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.