Topo

Ex-meia Alex ataca federações estaduais, mas critica clubes: 'São egoístas'

UOL Esporte

20/02/2017 00h10

(Crédito: ESPN Brasil/Reprodução)

Ao falar sobre o cancelamento do clássico paranaense entre Atlético e Coritiba neste domingo (19), no programa Resenha ESPN, o ex-jogador Alex detonou todas as federações estaduais. "A federação é uma merda mesmo – é a minha opinião, não serve pra nada. Acho que clube de futebol não precisa de federação, e não é a paranaense, é qualquer uma. Acho que os clubes deveriam ter a força de fazerem a coisa por si só", afirmou na atração.

Alex já havia dado a mesma declaração ainda como jogador. "Quando falei, foi uma loucura, eu jogava no Coritiba e o presidente veio me chamar atenção dizendo que existiam verdades que não poderiam ser ditas. Até me assustei na época. E hoje infelizmente aconteceu. Não era uma coisa que eu gostaria, mas aconteceu", disse.

No entanto, o ídolo das torcidas do Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro também criticou os times grandes estaduais – entre os quais os próprios Atlético e Coritiba, no Paraná – por postura, segundo ele, egoísta. Para o ex-jogador, as equipes querem ganhar mais que os pequenos nos estaduais, mas quando a disputa é nacional, eles ganham menos e reclamam.

"O Coritiba e o Atlético no Paraná são protagonistas, Bahia e Vitória na Bahia são protagonistas e esses clubes são egoístas também, porque eles querem ganhar mais no estadual do que ganham os times do interior – quando, na verdade, no meu ver, eles tinham que puxar a fila para que fosse equilibrado o ganho, para que o time do interior ganhasse parecido, porque quando saem dali, a nível estadual, e vão para o Brasil, eles perdem nisso. Perdem para o Corinthians, para o Flamengo, para o São Paulo, e aí ele fica chateado, só que faz a mesma coisa a nível estadual", afirmou.

"A Primeira Liga é uma demonstração disso. Já começou com desigualdade, ou seja, já é uma Liga fadada a não ter continuidade, porque 'ah, o time do Rio tem que ganhar mais do que o de Santa Catarina'. Mas por quê? Vão jogar o mesmo torneio, mesmo campeonato. Esse equilíbrio, se não tiver, vai ficar assim por muito tempo", avaliou o ex-jogador.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.