Topo

Filho de Datena encarou até medalhista olímpico antes de brilhar na TV

UOL Esporte

15/01/2017 04h00

Joel Datena tem ganhado cada vez mais espaço na televisão. Filho de José Luis Datena, ele compartilha com o pai a apresentação do programa Brasil Urgente, na Band. Mas, muito antes de se arriscar no jornalismo, ele teve uma história ligada ao esporte.

Joel foi lutador de judô e chegou até a encarar medalhista olímpico. Mas, uma lesão no meio do caminho fez com que ele desistisse dessa carreira esportiva.

"Comecei com 7 anos, fui colocado no judô pela disciplina. Muitos pais optam por isso por ser uma luta que leva a sério a disciplina. É luta bem rígida. A gente pode comparar com o sistema, de certa forma, militar. Acho interessante, principalmente para criançada de hoje. Lutei até os 30 anos, depois tive uma contusão e resolvi parar. Passo a fazer depois dos 29, só condicionamento físico, musculação, por causa da lesão que tive na coluna", falou Datena.

Ao falar sobre os tempos como lutador, o apresentador lembra que chegou até a enfrentar grandes nomes do judô brasileiro, como Carlos Honorato, prata em Sydney 2000.

A carreira de Joel no judô foi tão forte que ele saiu de casa quando ainda era menor de 18 anos. Ele deixou o interior e foi treinar no Centro Olímpico, em São Paulo.

"Foi algo incrível, tudo que eu queria, me senti forte é capaz. Passar em uma seleção deste nível e estar ao lado de atletas focados, me fez ver o esporte de forma profunda. Sempre me dei bem com esta história de desafio, mudança", afirmou.

Quando veio para a capital, Joel Datena sonhava em se tornar um campeão olímpico, mas a lesão na coluna fez com que ele desistisse disso.

"Quando fui morar em São Paulo, longe da família, após passar em uma seleção no estado, eu tinha esse objetivo (disputar Olimpíada). Uma lesão me fez retornar e acabou colocando uma pedra em cima desse sonho. Acredito que para ser um campeão, é preciso ter um trabalhar muito a cabeça do atleta. Acho que não tive isso. Hoje avalio como sendo primordial e se tivesse a cabeça de hoje, tudo poderia ser diferente. Mas o tempo não volta e fica tudo no sonho", relembra.

Depois que desistiu do esporte, Joel foi para a televisão. Mas, ao contrário do que aconteceu com seu pai, ele não passou pelo jornalismo esportivo e nem pretende.

"Por incrível que pareça não gosto muito. Mesmo porque só falam em futebol. Acho isso uma sacanagem", finalizou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.