Topo

Decreto da ESPN cria polêmica na web, e Alê Oliveira se explica

UOL Esporte

09/12/2016 18h20

Uma brincadeira que se tornou tradicional de sexta-feira no Bate Bola, programa da ESPN, virou polêmica. O motivo foi uma frase dita pelo comentarista Alê Oliveira ao soltar o famoso "decreto" desta semana.

Em meio a seu decreto para liberar a curtição no fim de semana, o comentarista falou: "Assistiu o penta? Já aguenta". A frase virou motivo de críticas na internet pelo fato de uma pessoa que nasceu antes de julho de 2002 pode ter, no mínimo, 14 anos atualmente.

Em conversa com o UOL Esporte, Alê Oliveira se disse triste com a repercussão negativa e explicou a situação.

"Fico triste, porque é uma brincadeira, que inclusive muita criança manda para mim foto e vídeo do Asaian (modo como o comentarista se refere a Usain Bolt). Tenho uma filha de oito anos. Evidente que é uma brincadeira, ninguém vê a Copa do Mundo com zero ano. Começa a entender, ver as coisas com oito, dez, 12 anos. Recordo da minha primeira Copa, tinha por aí. Fico triste porque na verdade a maldade está na cabeça das pessoas. É só uma brincadeira, mas paciência", falou.

"Evidente que ninguém vê Copa com zero ano. Evidente que não tem nenhum tipo de conotação porque ideia é brincar. Não tem nada que ame mais na minha vida que minha filha. Evidente que é com esse sentimento de brincar, descontrair que faço decreto. Mas, as vezes a pessoa não é feliz, fica buscando motivo para achar coisa ruim. Por isso, quando perguntou se tinha lido, nem me preocupo com essas pessoas porque essa energia ruim, pensamento ruim bate em mim e volta para pessoa. Estou muito tranquilo, consciência muito tranquila a respeito das intenções quando faço essa brincadeira", completou.

Em nota oficial, a ESPN se pronunciou sobre o assunto. "O tradicional 'decreto' de Alê Oliveira é um quadro caracterizado pelo bom humor e irreverência. A ESPN lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso junto aos fãs do esporte pedindo desculpas aos que tenham se ofendido com a declaração", falou a emissora em nota.

Luisa, filha do comentarista da ESPN, foi ao Bate Bola da última quinta-feira. Ele chegou a dizer que a presença da menina era uma homenagem ao título do Grêmio, brincando com a presença da filha de Renato Gaúcho em campo.

Veja a repercussão no Twitter:

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.