Topo

De Luxemburgo a Dunga. 20 treinadores que se aventuraram como comentaristas

UOL Esporte

19/10/2016 06h01

Após se afastar do futebol por problemas de saúde, Muricy Ramalho será comentarista de futebol na Globo e no Sportv. Ele está longe de ser o primeiro treinador a se aventurar na televisão. Alguns deram certo, outros nem tanto… Veja na lista a seguir:

1. Mário Sérgio

O ex-jogador já treinou 11 clubes na carreira, incluindo Corinthians, São Paulo, Botafogo, Atlético-MG e Internacional, onde foi vice-campeão brasileiro em 2009. Seu contrato com a Fox Sports tem uma cláusula que o permite sair para ser técnico sem pagar a multa rescisória.

2. Zico
zicoO ídolo do Flamengo acumula a função de técnico do FC Goa, da Índia, com o emprego de comentarista do canal Esporte Interativo, onde participa das transmissões dos jogos da Liga dos Campeões e ocupa lugar fixo na bancada do programa "Noite dos Craques", ao lado de Roberto Rivellino.

3. Carlos Alberto Torres

O Capitão do Tri começou sua carreira de treinador em 1983, no Flamengo. Passou por Fluminense, Botafogo, Corinthians e também treinou times nos Estados Unidos, Colômbia, Omã e Azerbaijão. Seu último trabalho foi no Paysandu, em 2005. Virou figura constante nas mesas de comentaristas do Sportv.

4. Junior

O ex-lateral do Flamengo e da seleção teve uma curta carreira como técnico antes de virar comentarista da Globo. Treinou o rubro-negro em duas ocasiões: primeiro em 1993 e depois em 1997. Mais tarde, em 2003, assumiu o comando do Corinthians, mas entregou o cargo depois de três jogos.

5. Ricardo Rocha

O zagueiro tetracampeão treinou apenas dois clubes na carreira: CRB e Santa Cruz, onde fez seu último trabalho, em 2008. Neste ano, o comentarista do Sportv revelou ter recusado uma oferta para ser gerente de futebol do Flamengo, o clube onde encerrou sua carreira como jogador.

6. Edinho

Comentarista do Sportv desde 2012, o ex-jogador tem 20 anos de experiência como técnico. Depois de passar por clubes como Fluminense, Botafogo, Flamengo e Grêmio, seu último trabalho foi no Americana-SP, em 2011.

7. Paulinho Criciúma
pcO ex-jogador revelado pelo Criciúma teve passagem de destaque pelo Botafogo no começo dos anos 90 e se aventurou como técnico após pendurar as chuteiras. Depois de treinar o Criciúma e o 4 de Julho do Piauí, Paulinho (à direita) virou comentarista dos jogos sediados em Santa Catarina para o Sportv e Premiere.

8. Falcão

Sua primeira experiência como treinador foi logo na seleção brasileira, depois da eliminação na Copa de 90. Passou por América-MEX, Internacional e Japão antes de ser contratado pela Globo em 1996. Exerceu a função de comentarista até voltar a assumir o comando do Internacional, em 2011.

9. Zetti

Começou a carreira de treinador em 2003, no Paulista de Jundiaí. No ano seguinte, levou o clube à final do Paulistão. Após passar pelo Paraná em 2009, disse estar "desiludido" com a profissão de técnico. Neste ano, foi anunciado como comentarista dos canais ESPN.

10. Velloso

Quando Zetti chegou ao Paraná em 2009, assumiu o lugar de Velloso, ex-goleiro do Palmeiras que teve curta carreira como treinador. Seu último clube foi o Itapirense-SP, em 2011. Atualmente, é comentarista do programa "Os Donos da Bola", da Band.

11. Arrigo Sacchi

O treinador da Itália que perdeu para o Brasil na final da Copa de 1994 atualmente trabalha como coordenador das seleções italianas de base e também é comentarista da rede Mediaset.

12. Jorge Valdano

O ex-atacante argentino foi treinador do Real Madrid na década de 90 e agora é comentarista do canal espanhol Bein Sports e da TV Azteca, do México.

13. Christoph Daum
daumO ex-jogador alemão trabalhou como técnico entre 1986 e 2014, quando deu uma pausa na carreira para ser comentarista de TV. Após trabalhar no canal austríaco ATV na transmissão da Eurocopa, aceitou o convite para ser treinador da Romênia em julho deste ano.

14. Caio Júnior

"Depois do Cianorte, eu fui treinador do Gama, Londrina, Juventude, muitas outras equipes, e cheguei a desistir de ser treinador. Aí, em 2006, o presidente do Paraná me ligou e me deu uma hora para decidir se eu aceitava o cargo. Eu tinha voltado pra imprensa nessa época pra trabalhar como comentarista na Rádio Banda B, de Curitiba. Aí fui para o desafio, e eu sabia que era um passo difícil. Então o Paraná decolou e conseguimos a classificação pra Libertadores", contou o atual técnico da Chapecoense em entrevista à Rádio ESPN em 2013.

15. Silas

Em 2012, depois de ser demitido do Al-Arabi no Qatar, Silas foi chamado para participar de uma mesa redonda do canal Al Jazira. Mesmo precisando de tradução simultânea, os convites aumentaram e ele virou presença fixa nos programas do canal, até que foi contratado pelo Al-Gharafa e voltou a trabalhar como técnico.

16. Valdir Espinosa

Treinador de futebol desde 1979, o ex-lateral assumiu no mês passado a função de coordenador técnico do Grêmio, sendo apresentado ao lado de Renato Gaúcho. Já trabalhou como comentarista no Sportv, na Rádio Manchete e na Rádio Globo.

17. Renê Simões
reneO experiente treinador foi contratado pela Record em 2012 para comentar as transmissões de futebol feminino nas Olimpíadas de Londres.

18. Joel Santana
jsEm 2014, logo antes de assumir o Vasco em seu último trabalho como técnico, o "Papai Joel" fez parte da equipe de comentaristas do SBT durante a Copa do Mundo.

19. Dunga

A notícia de que o então técnico do Inter seria comentarista da Rádio Gaúcha na Copa das Confederações de 2013 causou polêmica em Porto Alegre. Ele acabou recusando o convite. Mas não deixou de comentar a estreia do Brasil contra o Japão, só que para outro canal: a TV japonesa Fuji.

20. Vanderlei Luxemburgo
luxO então técnico do Palmeiras passou por uma situação inusitada em 2008: comentou na TV a eliminação do próprio time. E não foi porque estava suspenso ou algo do tipo. Para o jogo de volta contra o Argentinos Juniors, Luxemburgo mandou a Buenos Aires um time reserva comandado pelo auxiliar Nei Pandolfo. Preferiu ficar em São Paulo, trabalhando com os titulares para a sequência do Brasileirão. O que causou surpresa foi o fato de ele ter aceitado o convite da Globo para ser comentarista da partida. Durante a transmissão, entre um pitaco e outro, Luxa se comunicava por rádio com seu assistente. O Palmeiras perdeu por 2 a 0 e foi eliminado da Copa Sul-Americana. Depois, ele voltaria a se arriscar nos comentários na Fox Sports, durante a Copa do Mundo de 2014.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.