Topo

“Desaprovo invasão de privacidade”, diz Fernanda Gentil sobre lado famosa

UOL Esporte

17/09/2016 06h00

20160711-SZ-Esporte-Espetacular_16_pp

Crédito da foto: Globo/Sérgio Zalis

Poucas pessoas vivenciaram os últimos quatro anos de forma tão intensa como Fernanda Gentil. Profissionalmente, foi de apresentadora do Sportv até se tornar uma das principais e mais carismáticas caras do esporte na Globo. E junto do sucesso na carreira veio o pacote "celebridade": acumulou fãs e viu a vida particular ganhar repercussão, nem sempre do jeito que deseja. A gravidez, o filho Gabriel, de um ano, o relacionamento…muito do que faz longe do trabalho vira notícia.

Sua página no Instagram bombou como o de poucos nomes da televisão. São 2,6 milhões de seguidores atrás de seus posts bem humorados. Esse número faz com que Fernanda deixe para trás nomes badalados como William Bonner (1,9 milhão de seguidores), Tiago Leifert (1 milhão de seguidores) e Fernanda Lima (2,4 milhões de seguidores), por exemplo.

A jornalista diz aprovar o paparico dos fãs, alguns que até a procuraram como inspiração. Tenta sempre responder perguntas e retribui o carinho, mas também sabe que isso acarreta em um ônus, que desaprova. A receita contra isso? Não querer se sentir uma pessoa diferente das outras apenas pela profissão que tem.

"A exposição é algo natural para quem trabalha em televisão. Não tenho opção de gostar ou não, são ossos do ofício. Desaprovo a invasão de privacidade e a falta de respeito, e gosto muito de receber de perto o carinho de quem me assiste e gosta do meu trabalho. Trabalhar em TV não faz ninguém ser melhor do que ninguém", disse a apresentadora ao UOL Esporte.

Decidida em ser jornalista desde os 18 anos, a apresentadora batalhou bastante antes de ganhar sua oportunidade na televisão. Sua trajetória tem até entrega de currículo para Glenda Kozlowski, a quem substitui no Esporte Espetacular, em um restaurante japonês. A demora para ter o talento descoberto faz com que ela vire um exemplo de perseverança para algumas pessoas.

"Ouço muito isso (ser exemplo para as pessoas) e fico muito feliz, claro. E digo sempre que ouvi muitos "nãos" antes de conseguir fazer o que eu faço hoje. Mas quando ouvi o 'sim' não deixei escapar nenhuma oportunidade".

Antes de brilhar na Globo, Fernanda Gentil teve passagem por outras três emissoras. A estreia foi no Esporte Interativo. Ela ainda passou por Band e SporTV antes de iniciar os trabalhos na Globo.

Estreia no Esporte Espetacular

fernandagetnil

Há duas semanas, os fãs de Fernanda Gentil tiveram de mudar a rotina para acompanhar a apresentadora na TV. Antes diariamente no Globo Esporte para o Rio de Janeiro (durante a Olimpíada, ela comandou o programa nacional), agora ela passou a apresentar o Esporte Espetacular e revela que a estreia foi marcante.

"Foi muito marcante. Ouvir aquele 'papapapa' estando dentro do estúdio prestes a dar o "bom dia" ao vivo para todo mundo foi emocionante, acho que a ficha caiu só no final do programa", afirmou.

Mudar de programa não fez com que a apresentadora mudasse sua postura. Quem estava acostumado com suas brincadeiras nas redes sociais e também nas reportagens, viu uma atração bem humorada com piadas entre Fernanda e Flavio Canto, ex-judoca.

"Não sei se é a minha marca registrada (o bom humor), mas é meu jeito de levar a vida. Acho que com bom humor todo estresse fica mais leve e todo problema fica mais fácil de ser resolvido. Quando estou no ar procuro passar essa leveza para quem está assistindo, a mesma que eu gosto de sentir quando assisto TV também", completou.

E para quem acha que Fernanda já chegou ao auge da carreira e está satisfeita em parar por aí, a apresentadora sempre quer mais. "Espero que sempre falte fazer alguma coisa, assim me sinto motivada sempre. Se eu puder acrescentar a algum projeto que me faça sentir desafiada estou dentro", finalizou.

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.