Topo

Massa foi o vice-campeão mais injusto da F-1, diz Reginaldo Leme

UOL Esporte

01/09/2016 13h49

Há quatro décadas cobrindo automobilismo, Reginaldo Leme classifica o vice-campeonato de Felipe Massa, em 2008, como um dos mais injustos da história da Fórmula 1.  Naquele ano, o piloto perdeu o título na última curva, quando Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock, em Interlagos.

Ao UOL Esporte, o comentarista de automobilismo da Rede Globo diz que Massa foi disparado o melhor piloto de 2008.

"A história da Fórmula 1 tem poucos casos de perda de título tão injustas como aquela com o Massa em Interlagos. Eu digo isso não pela corrida em si, mas pelo rendimento do Massa em todo aquele ano, muito superior à dos rivais", disse Leme.

Massa venceu a corrida em Interlagos de 2008, a última etapa do ano; Hamilton terminou em quinto, mas levou a taça.

"O Massa teve apenas uma quebra de motor em 2008, na Hungria, quando a vitória dele era certa [o brasileiro liderava a prova a três voltas para o fim]. Na história temos grande pilotos que não foram campeões, como o Gilles Villeneuve, Ronnie Peterson e Stirling Moss. Mas esse vice do Massa foi o mais injusto deles", complementou Leme.

Nesta quinta-feira. Felipe Massa anunciou sua despedida da Fórmula 1. O piloto disputará o restante da temporada. No currículo, o piloto conquistou 11 vitórias, um vice-campeonato e participações nas equipes Sauber, Ferrari e Williams.

"Eu considero o Massa um cara de sorte e também um vencedor. Falo isso porque ele saiu ainda novo para a Europa com dinheiro para correr quatro corridas. Era uma competição de base na Itália. Seu desempenho foi excelente nessas quatro provas e ele foi ficando. Até que o Nicolas Todt viu que tinha potencial e decidiu cuidar do Massa", relembra.

Por Bruno Thadeu
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.