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Sem clássico, Globo perde audiência em relação a 2015 em finais do Paulista

UOL Esporte

09/05/2016 13h16

Mais uma vez alvo de críticas da torcida do Santos neste domingo (8) na Vila Belmiro, a Rede Globo voltou a amargar queda de audiência com o segundo e decisivo jogo da final do Campeonato Paulista 2016, que terminou em bicampeonato da equipe do litoral.

Santos 1 x 0 Audax rendeu à emissora carioca 20,8 pontos, segundo dados consolidados do Ibope. Foi superior aos 19,1 da partida de ida, em Osasco, porém abaixo da decisão do Paulista de 2015 que teve o clássico entre Palmeiras e Santos (jogo de volta com vitória santista por 2 a 1 no tempo normal e por 4 a 2 na disputa por pênaltis). Foram 22,2 obtidos pela Globo com aquela partida, disputada em 3 de maio do ano passado.

Já a Band, que neste domingo se despediu das transmissões de clubes brasileiros após a desistência de exibir o Campeonato Brasileiro em parceira com a Globo, praticamente não perdeu audiência. Registrou 5,9 pontos, contra 6,2 alcançados com o jogo final do Paulista 2015.

Ao todo, a partida finalíssima deste domingo alcançou 26,7 pontos na audiência somada das duas TVs abertas, contra 28,4 do ano passado com o clássico disputado na mesma Vila Belmiro.

Na comparação com a final de 2014, cenário mais próximo ao deste ano. Também em decisão disputada entre Santos e um time considerado pequeno, neste caso o Ituano, o resultado na TV aberta foi de 26,6 totais, sendo 19,9 da Globo e 6,7 da Band na oportunidade.

Disputado no início do mês passado e válido ainda pela fase de grupos, a vitória do Palmeiras no clássico contra o Corinthians apresentou a maior audiência da competição deste ano: 30,4 pontos, sendo 24,8 registrados pela Globo e 5,6 pela Band.

Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados na grande São Paulo, região cujos números são referência para o mercado publicitário.

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo  

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