Topo

Só pagando: Corinthians não faz jogo decisivo "escondido" da TV há 17 anos

UOL Esporte

22/04/2016 06h00

elias-comemora-o-seu-gol-pelo-corinthians-contra-o-santa-fe-1459996056386_615x300

Virou rotina nos últimos anos: Corinthians em decisões sempre esteve ao alcance dos torcedores na TV aberta ou na fechada. Neste sábado, porém, uma incomum situação voltará a acontecer com o time alvinegro depois de 17 anos.

O jogo entre Corinthians e Osasco Audax, que vale vaga na final do Paulistão, será transmitida apenas no pay-per-view, sem exibição na TV aberta ou fechada.  A última vez que equipe corintiana ficou fora de um dos canais abertos ou fechados, em jogos decisivos, foi na temporada 1999.

O fato se deu quatro vezes naquele ano em partidas de mata-mata. A primeira na segunda fase da Copa do Brasil, quando o Corinthians empatou por 2 a 2 com o Treze, na Paraíba. O jogo foi disputado em um sexta-feira, 19 de março. Naquele dia, a Rede Bandeirantes optou pelo duelo entre Gama e Palmeiras.

O Corinthians voltou a ficar fora da TV, até mesmo do pay-per-view (que chegou ao Brasil em 1997), nas oitavas de final da Libertadores, dia 14 de abril. Naquela ocasião, a Globo transmitiu o confronto brasileiro entre Palmeiras e Vasco, no Palestra Itália — o time corintiano enfrentou o Jorge Wilstermann, na Bolívia. A ESPN Brasil e o SporTV ficaram com São Paulo e Botafogo, jogo das oitavas da Copa do Brasil.

Nas finais do Brasileirão, o Corinthians viveu a mesma situação e acabou trocado mais uma vez pelo São Paulo nas quartas de final da competição. A Globo não mostrou os dois jogos disputados em casa contra o Guarani, dias 21 e 24 de novembro, dando preferência às duas partidas entre Ponte Preta e São Paulo, em Campinas, também pelas quartas.

O Corinthians disputou 159 jogos de mata-mata desde o ano 2000, até a vitória por 4 a 0 sobre o Red Bull Brasil no último sábado, que lhe deu a vaga na semifinal do estadual. Todos esses duelos foram transmitidos por canais das tvs aberta ou fechada. Nos últimos anos, porém, duas partidas não foram exibidas na aberta.

O fato se deu com Guaraní-PAR 2 x 0 Corinthians, disputada às 19h45 de uma quarta-feira (somente a Fox Sports transmitiu o duelo válido pelas oitavas da Libertadores 2015). Em 2011, o Corinthians venceu o Oeste por 2 a 1 nas quartas de final do Paulistão — somente o SporTV exibiu a partida disputada em um sábado às 18h30.

Diego Salgado, Leandro Carneiro e Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.