Topo

Sportv ignora de novo a Liga dos Campeões. E explica o porquê

UOL Esporte

23/10/2015 14h33

A exemplo do que já havia acontecido no fim do mês passado (relembre aqui), a terceira rodada da Liga dos Campeões da Europa, cujos jogos foram disputados nesta terça e quarta-feira, foi ignorada pelo Sportv em seus telejornais, o principal deles Sportv News, que possui edições matinal e noturna.

Mesmo o Planeta Sportv, programa ao vivo criado em maio deste ano com a proposta de cobrir esporte pelo mundo (entre outras modalidades, isso inclui também o futebol), com giro de informações apresentadas pelos correspondentes do canal no exterior, também nada noticia sobre o principal torneio de futebol de clubes, cujos direitos televisivos da TV fechada pertencem ao Esporte Interativo, rede do Grupo Turner.

Procurado pelo UOL Esporte, o Sportv justificou tratar-se de uma "opção editorial" da emissora não noticiar nem exibir em seus programas os gols das partidas da Champions, competição que reúne os principais atletas de futebol do mundo, incluindo Neymar, além da maioria dos titulares de Dunga na seleção.

Como a Globo só possui os direitos da Liga dos Campeões em TV aberta (sublicenciados à parceira Bandeirantes), caso o canal da Globosat desejasse exibir gols da Liga dos Campeões da Europa em sua programação, como o faz a ESPN Brasil, por exemplo, precisaria entrar em acordo de cessão de imagens, mediante o devido crédito em vídeo, junto ao detentor exclusivo na TV fechada, Esporte Interativo/Turner, cujos canais EI Maxx e EI Maxx2, possíveis concorrentes do Sportv, seguem ausente nos pacotes de Net, Sky e Claro TV.

Em nota, o Esporte Interativo diz que "os gols da Liga dos Campeões estão disponíveis para todos os canais de TV fechada que desejarem exibir as imagens, dando os devidos créditos. Não é necessário nenhum acordo específico para a utilização dessas imagens."

Rogerio Jovaneli
Colaboração para o UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.