Topo

Médica aventureira escala torre de TV de Brasília para Esporte Espetacular

UOL Esporte

23/10/2015 06h00

Divulgação

Divulgação

Mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest, em 2013, a atleta e médica aventureira (especialista em medicina de emergência e resgate em áreas remotas) Karina Oliani encarou uma escalada em uma torre de televisão. A nova empreitada radical vai ao domingo, dia 25, no programa Esporte Espetacular.

Construída em 1967 e considerada uma das maiores do país, com mais de 200 metros de altura, a Torre de TV de Brasília foi a missão escolhida para a série 'Aventura Urbanas', o único episódio gravado no Brasil (Karina já havia feito wingwalk, andando sobre a asa de um avião a 250 km/h nos EUA).

A existência de antenas e estruturas delicadas foram algumas das dificuldades encontradas pela médica esportista na inédita escalada. "Fui a primeira a topar este desafio. Muita gente salta de lá e faz rapel, mas escalar a torre nunca tinham feito", conta.

Contando com a ajuda de dois parceiros de escalada de longa data, Roberto Pavani e Maurício Martins, Karina teve que utilizar a força, mas também técnica e sua experiência para não se queimar nas antenas nem danificar a transmissão delas. "Essas antenas são muito frágeis, e qualquer dano a elas pode acabar com a transmissão de uma emissora. Além disso, a antena pode queimar, esquenta muito e não podia me aproximar muito", explica Karina.

"Eu amo escalar, mas sempre em montanhas rochosas ou no gelo. Nessa aventura, resolvi me desafiar escalando uma estrutura urbana que fosse desafiadora e bem alta. Por isso, escolhi a Torre de TV de Brasília, que está entre uma das mais altas da América Latina. Uma vista realmente privilegiada, que pouquíssimas pessoas tiveram até hoje."

Para a médica radical, o fato de ser a primeira vez tem o lado atraente de um desafio maior, mas, com ele, também a dificuldade de ausência de informação sobre a logística, sobre o que encontraria no alto, durante a escalada. "A decisão por onde escalar foi uma das coisas mais difíceis porque a torre é justamente feita para as antenas de TV", diz.

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

Karina Oliani no primeiro episódio, praticando o wing walking (Globo/Divulgação)

Karina Oliani no primeiro episódio, praticando o wing walking (Globo/Divulgação)

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.