Topo

Chamada "bélica" da Copa do Brasil mostra como a Globo gosta do "mata-mata"

UOL Esporte

23/09/2015 06h00

Uma mensagem promocional da Globo convidando o espectador a acompanhar as quartas de final da Copa do Brasil tem chamado a atenção. Protagonizada pelos narradores Cleber Machado e Luis Roberto, ela conta com caprichados efeitos de computação gráfica e um texto que associa a competição a uma disputa bélica.

"A Copa do Brasil não é para os fracos", informa. "A partir da próxima quarta (23), o mata-mata impiedoso está de volta. Quem vai sair vitorioso do campo de batalha?", perguntam os narradores em meio a imagens de tanques e desmoronamentos.

Ao enfatizar tanto a emoção envolvida no mata-mata, a Globo está sugerindo, mesmo que de forma não intencional, que a outra competição que exibe, o Brasileiro, não tem a mesma adrenalina.

Embora tente se esquivar desta discussão, a emissora parece sinalizar que gostaria de ver o principal campeonato nacional também disputado no formato de mata-mata. Supostamente, as disputas neste modelo atrairiam mais a atenção do espectador – e, logo, poderiam aumentar a audiência.

É o tudo ou nada, como diz a mensagem sobre a Copa do Brasil. "Cuidado, basta um passo em falso e todo o esforço feito pra chegar até aqui pode desmoronar."

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.