Topo

Sem perder Ibope, “Globo Esporte” pós-Leifert troca piada por informação

UOL Esporte

04/09/2015 06h00

Leifert_More
Dois meses depois da saída de Tiago Leifert do comando do "Globo Esporte", edição São Paulo, os números do Ibope indicam que a audiência não está sentindo falta do carismático apresentador.

Dados solicitados pelo UOL à Globo mostram que a audiência média nos meses de maio e junho foi de 11 pontos, exatamente a mesma alcançada pelo programa em julho e agosto. Leifert apresentou o noticiário esportivo pela última vez na segunda-feira, 6 de julho, transferindo-se em seguida para a área de Entretenimento da emissora.

Se não houve mudanças no Ibope, as alterações no conteúdo do programa são visíveis. Agora sob o comando de Ivan Moré, o "Globo Esporte" está passando por uma transformação bem significativa.

Quem vê as chamadas incluídas ao longo da programação da Globo já deve ter notado a presença de uma mesma palavra, sempre, no texto dos anúncios: "informação". Tornou-se obrigatório no noticiário a exibição diária de reportagens sobre os quatro grandes clubes de São Paulo.

Sob o comando de Leifert, que também era editor-chefe, acontecia com alguma frequência de Corinthians, Palmeiras, São Paulo ou Santos não serem objeto de reportagem em alguns dias.

Leifert compensava a eventual ausência de informações com comentários bem-humorados e opinativos. Moré tenta manter a informalidade que marcou a gestão anterior, mas está mais contido e mais preso à pauta do dia.

A nova linha do "Globo Esporte", até onde é possível perceber, não representa uma guinada, mas uma correção de rumo. O programa está voltando a mirar no velho e bom boleiro, e se mostrando menos preocupado em tentar fisgar um público menos fanático por futebol. Seria uma volta ao básico, digamos assim.

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.