Topo

Raí critica Osorio em derrota do SP e diz que com Telê seria facílimo

UOL Esporte

21/08/2015 07h43

Rai-comentarista-ESPNBrasil

O ídolo são-paulino Raí não teve nenhum receio em criticar duramente o técnico colombiano Osorio e suas escolhas de jogadores e posicionamentos em campo na derrota tricolor por 2 a 1 nesta quinta para o Ceará, lanterna da Série B, em pleno Morumbi. Estreando como comentarista de jogo na ESPN Brasil, Raí chegou até a citar o falecido técnico Telê Santana, que fez história no clube.

"Acho que com Telê Santana hoje a missão dele seria facílima: deixar espaço para os laterais e colocar os jogadores na posição certa", disparou, em meio a uma enxurrada de críticas às ideias de Osorio, seja na escalação do São Paulo ou nas mexidas durante a partida.

"O Carlinhos ficar aberto de um lado e o Pato de outro, você tira o espaço da subida dos laterais. O Bruno de um lado e o Reinaldo de outro podem chegar de trás, como pontas, como homens surpresas, e o time ganha mais dois no meio-campo", comentou, sobre o posicionamento de Carlinhos não como lateral esquerdo, mas na segunda linha, aberto no meio-campo.

"São Paulo melhorou. Agora, o Osorio desperdiçou uma grande oportunidade de fazer a grande mudança para virar o jogo. Poderia ter deixado o Carlinhos na lateral esquerda, Michel Bastos aqui e passar Wilder para o meio, jogar junto com o Pato. Ele tirou o Reinaldo e botou o Michel Bastos de lateral esquerdo, então ele não mexeu. Reinaldo tava fazendo uma boa atuação, ele tirou e deixou o Michel ali. Mexeu a peça certa, mas taticamente errado", questionou o treinador colombiano, mais uma vez, após uma alteração.

O Ceará vencia por 1 a 0, gol marcado no primeiro tempo, o jogo seguia assim na segunda etapa de partida e Raí batendo em Osorio: "tem umas coisas, eu quero insistir no comentário. Olha, ver o Carlinhos jogando de centroavante, e o Michel Bastos que poderia jogar aqui pela direita entrando pelo meio e batendo, dando espaço para o Bruno [lateral], é um desperdício. Pode até empatar e virar, mas é um absurdo o que o Osorio fez agora. Michel Bastos, que já não gosta de jogar de lateral esquerdo, um talento lá atrás."

"Ele [Osorio] tá tentando tudo, mas não tá vendo o óbvio. Agora, ele passou o Pato pra esquerda, o Wilder pro meio e o Carlinhos pra direita", reclamou novamente Raí.

O São Paulo diminuiu a desvantagem na sequência, com gol de Pato, passou a pressionar, empilhar chances, boa na trave e, mesmo assim, Raí seguia inconformado com o que via. Ou até o que gostaria de ver e não acontecia da parte do técnico do São Paulo.

"Faltando 14 minutos, mais os acréscimos e não sei por que ele não tira o Carlinhos e põe o Centurión, é fácil. Coitado do Carlinhos, judiou. A torcida tá xingando o Michel Bastos, mas o erro não é dele, o São Paulo tava jogando com dois a menos porque não dava espaço para os laterais subirem e agora tá jogando com um um jogador completamente perdido, fora de posição que é o Carlinhos. Pode fazer ali um gol como centroavante, como qualquer um poderia fazer, mas não é a dele. O que ele tá fazendo ali?" indignou-se.

Com a derrota do São Paulo consumada, Raí fez o seu balanço do jogo que comentou. E tome crítica a Osorio.

"Acho que o São Paulo se classifica ainda. Só não fazer tanta besteira como fez hoje. Osorio errou muito no primeiro tempo, depois ele acertou dando espaço para os laterais, mas o Carlinhos só veio pra ponta direita, porque o Luiz Eduardo jogou como atacante. O zagueiro é que foi como atacante, então o Osorio pecou muito, complicou uma situação que seria fácil de ganhar aqui, mas é só não fazer a mesma coisa no Ceará que se classifica. O São Paulo continua favorito", finalizou.

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.