Topo

Culpa de Osorio na derrota do São Paulo divide comentaristas de TV

UOL Esporte

21/08/2015 17h27


Não foi só você que conversou no almoço ou discutirá no happy hour a responsabilidade do técnico Juan Carlos Osorio na derrota de quinta-feira do São Paulo para o Ceará por 2 a 1 pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado surpreendente e uma possível culpa do treinador foram os temas mais discutidos pelos comentaristas de TV nos programas esportivos de hoje.

A culpa dos jogadores e da diretoria foi citada por praticamente todos, quase de maneira unânime. No entanto, a responsabilidade do colombiano dividiu os analistas na Band (Jogo Aberto e Os Donos da Bola), na ESPN (Bate-Bola) e na Globo (Globo Esporte).

Veja abaixo quem defendeu Osorio e quem o culpou, direta ou indiretamente, pela derrota no Morumbi.

OSORIO FOI O MAIOR RESPONSÁVEL

Alê Oliveira (ESPN): O jogador do São Paulo tem que ser cobrado sim. Agora, ele tem uma desculpa pronta, ele não sabe o que está fazendo em campo. Eu quero que alguém me explique qual é a lógica de você cruzar 70 bolas na área sem centroavante? Qual que é a vantagem de marcar por setor no escanteio e tomar gol todo jogo? Qual que é a vantagem de você pegar um jogador que não faz aquela função e colocá-lo lá? O Osorio pra mim é treinador de futebol. Se ele é da Colômbia, se é da China ou se é da Arábia, tanto faz. O rodízio não tem nada a ver com isso. O que o Osorio faz não tem explicação. Assim, se o time tem um bom comportamento, se você achou o time, vamos com esse time, com esse desenho, com esses caras aqui. Ótimo. Se não sei quem está um pouco desgastado, vamos usar na rodada alguém da mesma característica para fazer essa função, porque o time está dando certo. Agora, o que ele faz não é isso.

Caio Ribeiro (Globo): Jogar a responsabilidade nas costas do treinador nessa hora é muito fácil. Tem que matar no peito, ir lá e resolver. Isso que eu cobro dos jogadores pela qualidade que eles já demonstraram em campo. O Osorio ainda está conhecendo o grupo e está fazendo algumas escolhas, no meu modo de ver, equivocadas. Quando você tem uma proposta ofensiva, você tem que confiar nos seus zagueiros. Pra mim, o melhor zagueiro que o São Paulo tem se chama Rodrigo Caio. Então coloca ele lá atrás e vê quem joga do lado dele. Porque se deixar a defesa exposta, vai perder jogo. Do lado esquerdo, tem Carlinhos e Reinaldo. Joga um. Não precisa o Carlinhos jogar nessa faixa do campo, porque se ele joga nessa linha de três meias, você está tirando o Pato do lado do campo que ele mais gosta de jogar. Então o Reinaldo segura um pouquinho, bota o Carlinhos na lateral, traz o Pato para o lado do campo e coloca Centurion, Wilder, quem você quiser do lado direito. Outra coisa que tem me incomodado: Michel Bastos, até a chegada do Osorio, era o melhor jogador do São Paulo. Dificilmente a gente viu ele na posição que ele mais rende, que é próximo do atacante. Ele está jogando de lateral esquerdo, está jogando de segundo volante, e já mostrou que não rende nessa função.

 Denilson (Band): O grande responsável por isso é o Osorio, sabia? Porque ele precisa definir um time. Não acho errado o rodízio, dar oportunidade para todos os jogadores. Mas o jogador precisa de ritmo, precisa se sentir com confiança. E nenhum jogador do São Paulo está com confiança. Ontem a bola parecia que queimava nos pés dos jogadores. Então, Osorio, define um time. O momento do São Paulo é de você escalar 11 jogadores e ir pra batalha com esses 11 jogadores. Na hora que der pra trocar, troca.

Paulo Roberto Marins (Band): A responsabilidade é do treinador, é do grupo de jogadores, é da direção, e principalmente da direção, que não consegue extirpar as cobras de dentro do Morumbi, então o treinador acaba sofrendo com isso. Agora, eu cansei do senhor Osorio. O cara escalar o Carlinhos de ponta direita, ele fez o Garrincha virar no túmulo. Porque não é possível isso.

Héverton Guimarães (Band): Existe uma boa vontade com o Osorio que é uma coisa horrorosa. Se é o Joel Santana, o Carpegiani, o Jair Picerni, todo mundo estava deitando o cacete, mas com o Osorio tem que ter paciência. Em qual empresa do mundo que um alto executivo trabalha 60 dias, dá um baita prejuízo e é mantido no cargo? Me fala, que eu vou me inscrever para trabalhar. Então pode dividir entre jogadores, treinador e diretoria. Porque errado não é o Osorio, é a diretoria que trouxe, esperando que ele fosse trazer algo novo, um novo jeito de jogar futebol. Vou fazer um desafio a vocês. Me apresenta uma alternativa nova criada pelo Osorio dentro do São Paulo e diga 'nisso aí ele arrebentou'.

OSORIO NÃO É O PRINCIPAL CULPADO

Fernando Fernandes (Band): O Osorio é fruto de uma crise do São Paulo. O São Paulo sempre foi um time muito orgulhoso, que sempre tinha uma postura diferente em campo. E o São Paulo parece que perdeu o orgulho, cara. Esqueceu o tamanho que tem. Hoje se pega com picuinhas de dirigentes. Se você pensar que passaram por lá Autuori, que ganhou, Muricy, que ganhou, o Ney Franco, que teve sucesso não tanto quanto esses anteriores, mas ganhou. O Osorio chegou aqui com a bola toda, porque já ganhou lá fora, era um cara moderno. Quantos treinadores passaram pelo São Paulo nos últimos tempos e não funcionou?

Leo Bertozzi (ESPN): Na minha visão, você fazer uma cobrança severa em cima de resultado para esse ano é a possibilidade de jogar fora um trabalho que pode melhorar, e pode melhorar muito. O Osorio conhece muito de futebol. Os trabalhos anteriores dele provam isso. E ele eliminou o São Paulo na Copa Sul-Americana no ano passado, aqui no Morumbi, com o Atlético Nacional, com um time que a gente pode combinar que tem um elenco inferior ao São Paulo. Podemos combinar também que o São Paulo, nos últimos anos, foi eliminado em torneios de mata-mata pela Ponte Preta na Copa do Brasil, pelo Bragantino, foi eliminado do Campeonato Paulista no Morumbi pelo Penapolense. Tudo isso o São Paulo fez nos últimos anos com outros técnicos.

Jorge Nicola (ESPN): Eu concordo com tudo que o Alê falou. Pra mim, o Osorio erra muito, erra demais. Mas diretoria errou muito. O Carlos Aidar e o Athaide Gil Guerreiro, que é o vice de futebol, com as suas convicções, acho que ele erra demais. A diretoria é omissa. E esse elenco do São Paulo é um elenco de muito 'mimimi', de pouca gente que aparece para resolver.

Neto (Band): Numa hora dessa, não é treinador que joga, não é torcida que joga, não é presidente que joga, é jogador que joga. O cara que veste a camisa. O que me parece, muitas vezes, é que o jogador está pipocando. Luis Fabiano, Pato não, Paulo Henrique Ganso… A torcida te xingou, 'Ah, a torcida é assim mesmo'. Não é assim não, velho, não é assim, não. Tem que partir pra cima.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.