Topo

Sportv fará piada com polêmica de Peninha sobre Ronaldinho e Fluminense

uol

16/07/2015 13h42

peninha

"O jogador mais mau caráter da história do Brasil, Ronaldinho Gaúcho, vai jogar no time mais mau caráter do Brasil, o Fluminense, que deveria estar na Série C, que roubou e voltou para a Série B sem pagar a Série C, que ganhou um Brasileiro roubando cinco jogos, um atrás do outro, que deveria estar na Série B agora. Um clube mal caráter para um jogador mal caráter". Essa fala do jornalista e escritor gaúcho Eduardo Bueno, o irreverente Peninha, no Extra Ordinários do último domingo, apesar de dada num programa de entretenimento do Sportv cheio de gracinhas e nenhuma preocupação jornalística, fez um barulho entre torcedores do clube carioca. Como resolver o imbróglio? Farão piada na edição seguinte, domingo que vem.

O diretor do Extra Ordinários, Gabriel Moojen, afirmou à colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo", que ninguém ali tem nada contra o Fluminense e que usarão uma forma divertida para colocar fim à discussão: brincarão de "contra ou favor" da ida de Peninha para a "geladeira" (afastamento), com direito à vídeos postados por seus companheiros de programa, Xico Sá, Felipe Andreoli e os Cassetas, cada um deles com seus pareceres sobre o caso.

Vale lembrar que Eduardo Bueno é gremista doente e, justamente por isso, dessa condição dele de torcedor, não tem lá muito carinho pelo meia que, em 2011, gerou irritação entre torcedores do tricolor gaúcho ao optar por voltar ao futebol brasileiro não ao Grêmio, como era dado como certo, mas ao Flamengo.

O clube havia preparado uma grande festa para anunciá-lo, com direito a faixas e caixas de som no estádio Olímpico e, com a reviravolta na negociação, entendeu-se ali que Ronaldinho e seu empresário, o irmão Assis, usaram o clube, fazendo leilão, em busca apenas da melhor condição financeira. E isso ele tendo sido revelado no Grêmio. Pegou mal aquele "agora eu sou Mengão" no coração tricolor.

Peninha e a polêmica com os nordestinos

Eduardo Bueno, o Peninha, que tem na irreverência uma de suas características mais fortes, falava sobre a presença holandesa no Nordeste brasileiro no século 17 quando soltou uma frase que gerou polêmica no mesmo Extra Ordinários, durante a Copa do Mundo: "a Holanda juntou o útil de ocupar a área açucareira do Brasil, porque todo o açúcar era refinado na área rica do Brasil – aquela bosta lá do Nordeste".

"Isso é uma piada", falou, na sequência. Em vão. O comentário gerou revolta em alguns telespectadores, "grita" nas redes sociais. Chegaram até a abrir uma petição pública pedindo processo criminal contra Eduardo Bueno por discriminação.

No programa seguinte, Peninha desabafou sobre o assunto em longa fala, com direito a um fo…-se às redes sociais:

"Eu tenho que falar um tema sério, sério de verdade. Não é brincadeira, é um pronunciamento. O negócio é o seguinte: eu quero declarar guerra! Guerra a nordestino babaca! Está cheio de nordestino babaca e eu conjuro e chamo todos os nordestinos verdadeiros que amam o Nordeste como eu. Eu conjuro e chamo aqui nesta sala Pierre Verger, que não era nordestino, era francês, mas sabia tudo de lá. Eu chamo Carybé, aquele homem maravilhoso que eu conheci, Antonio Risério, Leonardo Dantas, Xico Sá, Torquato Neto, que a gente cantou aqui.

Pra encher meu saco no Twitter, ficar de piu, piu, piu, pra encher meu saco em rede social. Pra entrar em protesto contra mim tem que ter lido pelo menos quarenta livros sobre o Nordeste. Tem que ter lido Rui Facó, tem que ter lido 'Geografia da Fome', do Josué de Castro, tem que ter lido 'Nordeste', do Gilberto Freyre, tem que ter lido Euclides da Cunha. Tem que ter lido!

O Nordeste que eu conheço. O Nordeste que eu adoro. O Nordeste que eu sei a formação geológica. Todos vocês que são babacas, f…-se as redes sociais. Se quiserem fazer protesto contra mim, façam. É o seguinte: chega dessa ditadura desses babacas de Twitter. Quer brigar comigo? Vem, mas leia quarenta livros e ame e venere o Nordeste como eu amo e venero o Nordeste. É isso aí! Tem uma petição pública querendo me processar. Pegaram o cara errado!"

Veja Álbum de fotos

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.