Topo

Programa do Sportv sobre o Pan estreia falando de... seleção brasileira!

UOL Esporte

08/07/2015 10h13

Em uma terça-feira de início discreto dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o Sportv estreou na madrugada, à 0h30 (horário de Brasília), o Conexão Sportv, programa sobre o campeonato apresentado de um estúdio panorâmico no centro da cidade canadense. E sem ter muito o que discutir até então, a atração recorreu a matérias sobre curiosidades da cidade e até a um debate sobre… a seleção brasileira de futebol!

O ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman, chefe da missão brasileira em Toronto, foi perguntado pelo apresentador Luis Carlos Jr. se achava técnico estrangeiro uma boa para o time nacional, hoje comandado por Dunga, assim como já acontece com o polo aquático masculino (croata Rakto Rudic) e o feminino (canadense Pat Oaken).

Curiosamente, uma questão levantada bem no dia da exibição da bombástica entrevista de Daniel Alves na concorrente ESPN Brasil, quando o lateral revelou que "Pep Guardiola queria treinar o Brasil antes da Copa do Mundo, mas não quiseram".

E Bernard usou o argumento mais comum desse tipo de discussão. "Acho que o Brasil tem uma tradição cultural tão forte do futebol que vai ser muito difícil o povo entender a gente ter um estrangeiro", disse ele. Praticamente a mesma explicação que teria colaborado para que o treinador catalão, hoje no Bayern de Munique, não fosse chamado para a seleção Brasileira de futebol, apesar do seu desejo.

"A gente tem muita gente competente aqui, sim, é uma questão da gente poder avaliar. Estamos numa fase difícil de valores, onde a maioria dos atletas está fora, coletivamente não existe um treinamento específico a longo prazo porque não dá, a maioria dos times não faz isso, e naturalmente se reflete no resultado da seleção", acrescentou o dirigente do Pan.

Conexão

Logo no início do programa do Sportv, José Vicente de Sá Pimentel, embaixador do Brasil no Canadá, falou de tudo, menos de esporte. "Aqui o clima é uma variável indispensável do seu dia-a-dia. Todo dia de manhã você tem que verificar a previsão do tempo, porque o inverno aqui dura coisa de seis meses. Posso ir por baixo, pegar metrô, ir a um supermercado, shopping, cinema [via acesso subterrâneo], mas mesmo no inverno, com toda a neve, eu gosto é de andar por cima, mesmo, perfeitamente viável, possível. O organismo da gente se acostuma até com uma certa rapidez", contou.

Fora isso, o programa fez uso de reportagens que contaram sobre o estilo da cidade, cosmopolita e multicultural. Em um quadro destinado a mostrar curiosidades do país e da própria Toronto, chamado "Oh, Canada", o repórter Tiago Maranhão falou de uma guloseima típica, o prato popular Poutine (batata frita coberta com queijo derretido, com calabresa ou carne defumada misturada).

O Conexão Sportv também apresentou um dos principais locais de competições, o parque olímpico Exhibition Place, que receberá 16 modalidades, a maioria, mas não todas. Há outras sedes espalhadas por Toronto, em outras regiões da cidade.

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.