Topo

Globo despreza espectador sem TV paga ao não exibir final da Copa América

UOL Esporte

04/07/2015 06h00

É irônico que a despedida de Tiago Leifert do "Globo Esporte" ocorrerá justamente dois dias depois da final de uma Copa América (entre Chile e Argentina) que a Globo decidiu não exibir, apesar de ser dona exclusiva dos direitos de transmissão na TV aberta.

Na segunda-feira (06), o apresentador terá a oportunidade de, mais uma vez, explicar que, para a Globo, futebol não é esporte, mas entretenimento. Se não dá audiência, não interessa.

Uma das maiores polêmicas envolvendo a passagem do apresentador pela edição paulista do programa diz respeito justamente a uma declaração sua sobre a questão dos direitos esportivos.

Em 2011, em uma entrevista à revista "GQ", Leifert disse: "Eu sou muito cobrado: 'Por que você não fala de Fórmula Indy?' Simples: porque eu não tenho o direito de falar de Fórmula Indy, meu amigo! Existe uma ideia errada de que a Globo tem que falar de tudo porque o cara quer ver tudo na Globo. Meu amigo, muda de canal pra ver a sua notícia! Não tem Fórmula Indy na Globo, não vai ter Panamericano (em 2011) na Globo, não vai ter Olimpíada (de 2012) na Globo! Essa cobrança é puro romantismo! A gente tem que perder essa mania de achar que tudo é uma força do mal. Não é isso, é negócio. Quem paga mais leva e quem leva exibe".

Na sua sinceridade exagerada, ou arrogância, caso prefira, o apresentador explicitou que, no mundo de hoje, para as TVs, a transmissão de eventos esportivos é um negócio milionário e, como tal, não obedece a critérios jornalísticos. Se a emissora é dona dos direitos, cobre de um jeito; do contrário, não espere muito.

Leifert só não falou que, mesmo sendo dona, a Globo nem sempre faz valer os seus direitos de transmissão. O caso da final da Copa América, neste sábado, é exemplar. Com a desclassificação do Brasil, a emissora se desinteressou do torneio. Só o canal SporTV vai exibir Chile x Argentina.

A decisão, prejudicial a quem não paga TV por assinatura, serve para lembrar que o mundo dos negócios esportivos fala uma língua própria, muitas vezes incompreensível para o genuíno fã  esportes.

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.